Para FHC, entrada de Serra na disputa eleitoral não barra renovação no PSDB


Mário Rossit  - UOL

Para o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), a entrada de José Serra na disputa interna que vai definir o candidato do partido à Prefeitura de São Paulo não barra a possibilidade de renovação da sigla, objetivo inicial dos tucanos ao anunciar, no ano passado, que prévias seriam realizadas para escolher seu representante na eleição paulistana.

Serra classificou de “especulação” reportagem publicada pela revista “The Economist”, na última semana, que afirmou que o PSDB “tem dificuldades de renovação de seus quadros”.

"O PSDB está bem, está crescendo, tem a possibilidade de ganhar [as eleições] em vários lugares e o resto é especulação", disse FHC ao deixar uma palestra sobre a crise financeira na Europa, nesta terça-feira (6), em São Paulo.

Segundo a revista, a pré-candidatura "tardia" de Serra mostrou "o fracasso do PSDB" em formar uma nova geração de candidatos.

Para analistas políticos ouvidos pelo UOL, a entrada do ex-governador na disputa interna impede a renovação política no berço do principal partido de oposição brasileira. Após o anúncio de Serra, dois dos quatro pré-candidatos desistiram das prévias.

Alianças

FHC afirmou ainda que considera "natural" o apoio do PSB ao possível candidato tucano à Prefeitura de São Paulo. "É bom", afirmou enquanto tentava evitar perguntas sobre a sucessão de Gilberto Kassab (PSD). O PSB, que integra a base do governo Dilma Rousseff na esfera federal, pode fechar uma aliança com os tucanos em São Paulo.

Comentários