A convite de Bruna Furlan, tucanos participam de inauguração de centro de atividades voltado para a mulher


A deputada Bruna Furlan (SP) participa nesta quinta-feira (8) da inauguração do Espaço Mulher Ruth Cardoso, em Barueri, São Paulo, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. O evento contará com a presença do líder do PSDB na Câmara, Bruno Araújo (PE), e do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

O objetivo é montar um centro de referência em atendimento e inclusão, segundo Bruna Furlan. Diversas atividades gratuitas serão oferecidas para pessoas com idade a partir dos 18 anos. “Esse projeto é pioneiro. Vamos ter toda a assistência à mulher no local. É um espaço para passar o fim de semana, resolver problemas jurídicos, levar os filhos”, explicou.

O Espaço Mulher tem mais de sete mil metros quadrados de área construída, conforme destacou a tucana. Ele contará com delegacia especializada, assistência jurídica e social, psicóloga, nutricionista, fisioterapia, informática, alfabetização, artes e artesanato, beleza e estética, auditório, piscina semiolímpica, quadra poliesportiva, academia, cyber café, administração, biblioteca, espaço gourmet para aulas, elevadores e rampas de acesso para pessoas com dificuldades de locomoção.

Para a deputada, inaugurar o centro no dia de celebração da mulher é muito importante. “Estamos festejando de fato a data com o poder público atuando verdadeiramente pela mulher”, disse.

 A iniciativa recebe o nome da antropóloga e ex-primeira-dama Ruth Cardoso. Um busto de bronze será instalado na construção. Para a deputada, a lembrança é merecida. “Será uma justa homenagem a uma mulher que muito ajudou com seu trabalho e sua sensibilidade. Enquanto professora, pesquisadora e primeira-dama deu grandes contribuições ao país”, destacou.

De acordo com a parlamentar, o projeto surgiu a partir de “Rodas de Conversas”, em que foram ouvidas três mil mulheres de diferentes idades, classes sociais e profissões da cidade. “Elas definiram conosco quais atividades iríamos oferecer nesse espaço extraordinário”, afirmou.

Bruna Furlan apresentou requerimento na Câmara em que sugere à ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, a disseminação de espaços como esse em todo o país. “Há muita carência nesse setor. O atendimento para as mulheres geralmente não é muito setorizado e nós não temos onde encontrar”, explicou.

Homenagem

→ Esposa do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, Ruth Cardoso criou o programa social Comunidade Solidária e a ONG Comunitas. Doutora em antropologia pela Universidade de São Paulo (USP) e professora universitária, Dona Ruth, como ficou conhecida, morreu em junho de 2008.

→ O Espaço Mulher é uma iniciativa da Secretaria de Ações Sociais e Cidadania da prefeitura municipal de Barueri.

→ Estão confirmadas ainda as presenças do governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, e do ex-governador José Serra.

Matéria atualizada às 18h43.

(Reportagem: Alessandra Galvão/ Foto: Divulgação e Ag. Câmara - www.psdbnacamara.com.br

Comentários