Serra critica Dilma por declarações sobre Cuba


Ex-governador publica texto em que cobra da presidenta postura mais crítica quanto às violações de direitos humanos na ilha

Nara Alves - iG 
01/02/2012 

Em artigo publicado nesta quarta-feira em seu blog, o ex-governador de São Paulo José Serra (PSDB) criticou a presidenta da República, Dilma Rousseff, que visitou Cuba ontem. Para o tucano, a presidenta não deveria ter poupado os líderes da ilha de críticas quanto à violação de direitos humanos, especialmente com relação a prisioneiros políticos.

Leia o Artigo:
Direitos Humanos: o mau e o bom exemplo

“A presidente Dilma esteve em Cuba e não quis fazer nenhum gesto em defesa dos direitos humanos na ilha. Se fosse orientado, o Itamaraty teria encontrado a forma de o governo brasileiro expressar pelo menos sua preocupação com o assunto – não lhe faltaria imaginação diplomática”, escreveu Serra. O ex-governador lembrou, ainda, que “pouco antes da visita morrera um prisioneiro político cubano que fazia greve de fome”.

Serra aproveitou para alfinetar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Infelizmente, e apesar das promessas de mudança, em matéria de direitos humanos o atual governo manteve-se na linha do anterior, de aliança fraterna com ditaduras e ditadores”, escreveu.

Ontem, Dilma afirmou em entrevista coletiva em Cuba que não se pode tratar de direitos humanos como ferramenta para criticar apenas certos países. "O mundo precisa se comprometer em geral. Não é possível fazer da política de direitos humanos só uma arma de interesse político e ideológico. O mundo precisa se convencer que é algo que todos os países do mundo têm de se responsabilizar, inclusive o nosso", disse.

Comentários