Pré-candidatos tucanos reafirmam prévia por candidato em SP


Daniel Roncaglia - Folha.com
17/02/2012


Em meio as notícias de que o ex-governador José Serra negocia sua candidatura, os pré-candidatos tucanos reafirmaram nesta sexta-feira (17) que haverá uma prévia para a escolha de quem irá disputar a Prefeitura de São Paulo pelo PSDB.

O secretário da Cultura, Andrea Matarazzo, classificou de ofensa ao partido e seus militantes a possível anulação do processo interno.

"Quantas vezes o Serra falou que vai ser candidato? Nenhuma", afirmou Matarazzo.

O secretário do Meio Ambiente, Bruno Covas, chamou de absurda a tese de que o vencedor da prévia pode ceder seu lugar a Serra. "Seria um desrespeito a todos aqueles que irão votar no dia 4 de março."

De acordo com o deputado Ricardo Trípoli, os pré-candidatos já discutem como será a organização da campanha. "A prévia não é apenas um fato consumado, é algo que já passou", disse.

Trípoli afirmou que esse tipo de "especulação" interessa apenas ao candidato petista Fernando Haddad. "O PT não irá tocar nesse processo."

Os quatros pré-candidatos fizeram na manhã de hoje uma reunião em um restaurante do Itaim Bibi (zona sul de SP).

O secretário de Energia, José Anibal, saiu logo no início do encontro. Ele tem reafirmado a manutenção de sua candidatura e negado que esteja aberto a uma eventual retirada da disputa.

Ontem, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD), comunicou à direção do PT que Serra deve ser candidato e terá seu apoio na eleição municipal.

O aviso frustra a articulação costurada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o prefeito se aliar ao petista Fernando Haddad e indicar o vice de sua chapa.

Na noite de quinta-feira, cerca de 90 militantes tucanos participaram de um "ato contra o golpe das prévias". A manifestação aconteceu na sede estadual do PSDB de São Paulo.

Na quarta-feira, a bancada de deputados estaduais divulgou nota na qual faz um apelo pela candidatura de Serra e defende que o ex-governador não participe de nenhuma disputa interna.

Comentários