Por Serra, PSDB adia prévias em São Paulo para dia 25 de março



Uirá Machado - folha.com
28/02/2012

Em uma reunião tensa, o PSDB decidiu adiar para o dia 25 as prévias para escolher o candidato do partido à Prefeitura de São Paulo.

A mudança ocorre depois de o ex-governador José Serra resolver entrar na disputa interna. Antes, as prévias estavam marcadas para o dia 4.

A decisão de aceitar a inscrição de Serra nas prévias foi tomada no começo da noite por unanimidade pela executiva municipal do PSDB.

As outras decisões da sigla não foram consensuais e geraram bate-boca entre integrantes da executiva.

O adiamento das prévias foi decidido por maioria, mas o dia 25 foi estabelecido de forma apertada: 10 a 8 contra os que defendiam o dia 11.

Adriano Vizoni/Folhapress
Serra entra na disputa para ser o candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo
Serra entra na disputa para ser o candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo


"A reunião foi tensa. Infelizmente, não foi possível construir o consenso", afirmou Julio Semeghini, presidente municipal do PSDB.

Semeghini negou que o partido esteja rachado, mas reconheceu que "a unidade tem que ser reconstruída".

João Câmara, vice-presidente do partido, afirmou repetidas vezes que o PSDB estava rachado. Aos gritos, ele chegou a interromper a entrevista coletiva de Semeghini.

"É um racha. O Serra veio para rachar o partido", disse Câmara, que prevê uma "batalha" interna.

Também membro da executiva tucana, Rosalvo Salgueiro repetiu o discurso do racha e disse que "Serra não é capaz de unir o partido".

Para Salgueiro, Serra "sairá derrotado das prévias se trabalhar com lisura".

SERRA

Ao entregar seu pedido de inscrição nas prévias na tarde desta terça-feira, o ex-governador disse que entra na disputa para atender a um "chamado da própria consciência".

O tucano entregou seu pedido em carta ao partido. Nela, ele diz que será uma eleição de duas visões distintas de Brasil, de administração dos bens coletivos e de democracia.

"São Paulo é a maior cidade do Brasil e é aqui, neste ano, que se travará uma disputa importante para o futuro do município, do Estado e do país."

Andrea Matarazzo e Bruno Covas, que também estavam na disputa e abriram mão em favor de Serra, estiveram no evento de hoje, além de outros dirigentes do PSDB.

Continuam na disputa o secretário estadual de Energia, José Aníbal, e o deputado federal Ricardo Tripoli.

Comentários