Por pressão do senador Aloysio Nunes, Senado vai discutir ações da polícia em SP, AC e DF


Liderança do PSDB com Agência Senado
 
O senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB/SP) na Comissão de Direitos Humanos da Casa - Cadu Gomes

Por pressão do senador Aloysio Nunes (PSDB/SP), a Comissão de Direitos Humanos do Senado vai realizar audiências públicas para ouvir todos as partes envolvidas em conflitos ocorridos com a Polícia Militar de estados governados pelo PT: Brasília e Acre.

A CDH, presidida pelo senador Paulo Paim (PT/RS) iria aprovrar apenas a realização de uma audiência pública para debater a ação da PM de São Paulo, governada há mais de 15 anos pelo PSDB, na reitegração de posse de um terreno em Pinheirinho (São José dos Campos). Mas Aloysio foi rápido e conseguiu a aprovação de quatro requerimentos de sua autoria.

Inicialmente, foi aprovado o requerimento de autoria do senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) para que seja ouvida a secretária nacional de Direitos Humanos, Maria do Rosário, sobre desocupação realizada pelo governo do Distrito Federal no dia 27 de janeiro na Fazenda Sálvia, que fica entre Sobradinho e Paranoá, cidades satélites de Brasília. Outro requerimento de Aloysio Nunes aprovado pelo colegiado convida para audiência pública na CDH supostas vítimas da desocupação de uma área invadida em Brasiléia, no Acre, no ano passado.

O colegiado aprovou ainda pedidos do senador Aloysio Nunes para debater denúncias de violações de direitos humanos por parte da Polícia Militar da Bahia e do Piauí. Um deles convida Almerinda Santos das Neves para apresentar sua versão sobre atos de violência da PM local contra ela durante um show em Salvador no último dia 22.

O outro convida o estudante Hudson Silva que foi ferido nos protestos contra o aumento da passagem de ônibus em Teresina (PI) e perdeu temporariamente a visão do olho direito. Ele teria sido ferido por estilhaços de uma bomba de efeito moral lançada pela tropa de choque da Polícia Militar na manifestação de 10 de janeiro. A pedido do senador Wellington Dias (PT-PI) e do senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) foram incluídos em ambos os requerimentos convites aos secretários de segurança dos estados e das PMs envolvidas nas denúncias.

Comentários