Negócios de Zé Dirceu em Portugal



por  Manoel Santos - gentedecente.com.br

A edição deste domingo do jornal português Público, mostra a teia dos negócios de Dirceu na nossa pátria mãe, aliás foi deles que herdamos virtudes e vícios.

A edição de hoje só está disponível para assinantes, daí porque não pude dar o linque para ser acessado diretamente e transcrevi, abaixo o texto, usando um OCR, o que pode resultar em erros.


Dirceu-Portugal-1

Dirceu-Portugal-2


Dirceu-Portugal-3

O homem do Mensalão no centro da teia dos negócios luso-brasileiros

Cristina Ferreira - PUBLICO
 19/02/2012

O principal suspeito do caso do Mensalão, antigo braço-direito de Lula da Silva, foi uma das peças-chave de negócios como o da "transferência" da Portugal Telecom da Vivo para a Oi e continua a ser uma ponte entre empresas dos dois lados do Atlântico.


José Dirceu, o ex-ministro-chefe da Casa Civil de Lula da Silva, o principal suspeito do caso Mensalão, na sequência do qual se demitiu, em 2005, está ligado a um grupo de sociedades, de advocacia e de consultoria, que são usadas como uma ponte por grupos portugueses e internacionais, que querem investir no Brasil. José Dirceu, que é colaborador da Ongoing e parceiro do escritório nacional Lima, Serra, Fernandes & Associados, che?ado pelo grão-mestre do Grande Oriente Lusitano (GOL), esteve, por exemplo, no epicentro das negociações que deram à Telefónica o controlo da operadora brasileira Vivo, entre 2009 e 2010, e que teve como contrapartida a entrada da OI na Portugal Telecom. "O sucesso está associado aos conhecimentos, amizades e ao raio de poder e influência que José Dirceu ainda tem em todos os escalões do governo, fundos de pensão e empresas estatais. Mas os seus movimentos estão sempre cercados de mistério", concluiu a revista brasileira Veja, na edição de Agosto de 2011, a propósito de uma investigação realizada aos negócios que envolvem o antigo homem forte do gabinete de Lula. 

Dirceu é classificado pela polícia brasileira como o cabecilha de uma rede sofisticada de corrupção, que será julgado este ano [ler texto ao lado]. O advogado e antigo presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) apresenta-se hoje como consultor de multinacionais, promovendo grandes negócios, alguns dos quais precisam de aprovações políticas para se concretizar. A partir de São Paulo, o epicentro económico do Brasil , José Dirceu opera através de duas sociedades: a JD Consultores e o escritório de advocacia Oliveira e Silva & Associados. Uma designação que parece nada ter a ver com o ex-deputado. Mas o nome completo deste é José Dirceu Oliveira e Silva. Em Brasília, a ponte é feita através da consultora a JD&S encabeçada por Júlio Silva, conhecido por Júlio César, casado com uma assessora do Palácio do Planalto, e que é o braço-direito de José Dirceu. E é este consultor que surge, por vezes, a concretizar as grandes operações associadas ao líder petista. O seu nome consta de negócios envolvendo grupos portugueses, como é o caso da Ongoing, e espanhóis, como a Isolux, que é representada por Júlio César.

Amigos portugueses


Em Portugal, José Dirceu tem muitos amigos. Um deles é João Abrantes Serra, um dos sócios do gabinete Lima, Serra, Fernandes & Associados, liderado por Fernando Lima, o actual presidente da Galilei, ex-Sociedade Lusa de Negócios e dona do BPN. O advogado confirmou ao PÚBLICO que a LSF & Associados (Fernando Lima, João Abrantes Serra, João Vaz Fernandes) tem há vários anos uma parceria com o escritório Oliveira e Silva. No entanto, esta parceria não é publicitada na página na Internet do gabinete português. E nenhuma das três sociedades de José Dirceu, Oliveira e Silva, JD Consultores e JC&S, tem um site oficial. Fernando Lima explicou, porém, que o escritório tem presença própria em São Paulo, onde está "quase sempre" um dos sócios João Vaz Fernandes. 
Os registos na Ordem dos Advogados do Brasil indicam que o domicílio profissional de Vaz Fernandes é na Rua Botucatu, a mesma morada da sociedade de José Dirceu. Por outro lado, o gabinete LMF & Associados está ainda associado ao JD&S, através de André Serra, filho de João Abrantes Serra, o que foi reconhecido por Fernando Lima. O PÚBLICO procurou, em vão, ao longo de duas semanas, falar com João Abrantes Serra, ex-gestor da Abrantina, e acabou por ser Fernando Lima a confirmar "a longa relação de amizade" do seu sócio com Dirceu. 
O mesmo advogado deu como "provável" que tenha sido através de João Abrantes Serra que o presidente da Ongoing, Nuno Vasconcellos, conheceu o fundador do PT, que é colaborador e prestador de serviços do grupo português no Brasil. Lima recusou, todavia, revelar se a Ongoing é cliente da LSF, por "dever de sigilo" profissional. No Brasil a Ongoing recorre, entre outros, aos serviços jurídicos de Lilian Ribeiro, que tem gabinete com Dirceu. Terá sido, ainda, por via de João Serra que o exembaixador em Madrid e ex-ministro dos Negócios Estrangeiros, Martins da Cruz, aparece associado à promoção de alguns negócios do outro lado do Atlântico, designadamente envolvendo grupos espanhóis. 
"O José Dirceu tem muitos conhecimentos e ajuda a fazer pontes, sempre dentro dos procedimentos legais. Ele é um homem cordial e afável. Por que razão não devemos contratar os seus serviços?" É assim que um gestor com empresas no Brasil comentou ao PÚBLICO o recurso aos seus bons ofícios. Apesar das tentativas de contacto, José Dirceu não se mostrou disponível para falar com o PÚBLICO. A Ongoing também não respondeu às questões enviadas.

O dossier Vivo

A resolução do dossier Vivo, que envolveu a saída da PT da operadora brasileira e a entrada da OI na PT, por exemplo, teve como ponto nevrálgico o universo das sociedades ligadas a José Dirceu, e é um exemplo da importância das conexões entre gabinetes portugueses e brasileiros nos negócios entre os dois países. Entre 2007 e 2008 o PÚBLICO apurou, por exemplo, que a LSF & Associados esteve a prestar apoio à PT, no quadro do dossier Vivo. Nesse período o escritório recebeu uma avença da PT, que recusou comentar a informação. Fernando Lima confirmou-a e esclareceu que se destinou, apenas, "a apoiar a PT no Brasil". 

O contrato foi interrompido em Abril de 2008, quando Zeinal Bava se tornou presidente da comissão executiva. Com a PT fora de cena, outros actores entraram em acção. A partir daí os registos revelam que o presidente da Ongoing, Nuno Vasconcellos, e os accionistas da OI mantiveram, entre si, contactos, que beneficiaram do apoio de José Dirceu. O Estado de São Paulo menciona, em Outubro de 2011, que, a partir de certa altura, o BESI substitui a Ongoing, pois foi mandatado pela PT para conversar com a OI. Por seu turno a Telefónica, que adquiriu 50% da Vivo à PT, em Julho de 2010, trabalhava com o gabinete Oliveira e Silva & Associados.

Nessa fase, Dirceu abriu à Telefónica as portas do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), instituição pública federal que financia projectos, tendo havido várias reuniões entre as duas empresas. A 8 de Julho, 20 dias antes de a PT anunciar a saída Vivo e o acordo com a Oi, José Dirceu veio a Lisboa, onde teve contactos ao mais alto nível. Ao Diário de Notícias disse então: "Sempre defendi a fusão da Oi com a Brasil Telecom ou com uma empresa como a PT."

Um homem que se reinventou várias vezes
Do guerrilheiro que virou ministro, ao suspeito do Mensalão que virou consultor


Perfil
Rita Siza

Quando o escândalo do Mensalão rebentou na imprensa brasileira, em 2005, José Dirceu era o segundo homem mais importante em Brasília, a seguir ao Presidente Lula da Silva. O mega-esquema de corrupção e financiamento político ilegal engoliu o ministro da Casa Civil, que se viu forçado a demitir-se do cargo. Pouco tempo depois o seu mandato de deputado federal foi "cassado". A presidência do Partido dos Trabalhadores (PT), ao qual dedicara décadas da sua vida, escapou-lhe entre os dedos. Apontado como o "chefe da quadrilha" do Mensalão, aos 60 anos, José Dirceu de Oliveira e Silva, reinventou-se – algo que fez várias vezes ao longo da sua vida. De menino do campo a rapaz da cidade, de líder estudantil a prisioneiro da ditadura, de exilado político a aprendiz de guerrilheiro, de comerciante clandestino a fundador do PT, e daí a deputado estadual e federal, candidato a governador e ministro, as sucessivas encarnações de Dirceu parecem uma mistura de novela de espionagem, romance histórico e comentário político – com algum romantismo pelo meio. Hoje é consultor de empresas e empresário, o que alimenta a aura nebulosa de poder e influência em seu redor. Mas, como notou ao PÚBLICO um editor de um grande jornal brasileiro, perante a inexistência de um único caso concreto de influência de Dirceu na concretização de qualquer negócio, "tudo isso virou fumaça". 

O tipo de consultoria que Dirceu faz exactamente não é fácil de precisar: várias fontes contactadas por este jornal transmitiram a ideia de que empresários e industriais têm interesse em contratá-lo por causa da sua vasta rede de contactos e da sua facilidade em movimentar-se nos corredores do poder. Mais do que um consultor, Dirceu parece ser um "lobyista". "Ninguém sabe o que ele faz, a não ser que conversa com empresários importantes, que querem tê-lo à mão para abrir alguma porta ou resolver qualquer problema que tenham com o Governo", descreveu um veterano jornalista político de São Paulo. Bastante mais "palpável" é a influência que Dirceu continua a exercer sobre o partido que ajudou a fundar – apesar de teoricamente estar afastado da actividade política. Dirceu participa activamente na vida partidária, e apesar de não ter nenhum cargo oficial, "continua a ser uma eminência parda" no PT, diz um repórter brasileiro. Há poucos meses, fez furor uma reportagem publicada na revista Veja sobre as entradas e saídas de vários dirigentes políticos e empresários brasileiros de um hotel de Brasília, onde alegadamente se reuniam "a despacho" com José Dirceu (que denunciou à polícia uma tentativa de invasão do seu quarto pelo jornalista da Veja e processou a revista). 

A Presidente Dilma Rousseff não lhe deu muito "espaço" no seu Governo – aliás escolheu um dos seus rivais, António Palocci, para o cargo que Dirceu ocupou com Lula. Nos meios políticos brasileiros, ainda se especula que Dirceu poderá ter estado por detrás da queda de Palocci, que saiu do Governo na sequência de notícias sobre o património que acumulou enquanto esteve no Governo.
José Dirceu é natural de Quatro Passos, Minas Gerais. Aos 15 anos foi para São Paulo, para trabalhar e estudar. Envolveu-se no movimento estudantil, e em 1968, foi detido. Passou por quatro prisões diferentes, mas não existe registo de ter sido sujeito a tortura. Ao fim de um ano, foi libertado e banido do país no âmbito de uma troca de prisioneiros para o resgate do embaixador americano Charles Elbrick, raptado pela oposição.

Dirceu exilou-se em Cuba e treinou para guerrilheiro – tendo, para o efeito, realizado uma operação plástica. Em 1974, instalou-se na clandestinidade em Cruzeiro do Oeste, no Paraná. No seu regresso ao Brasil, não se vinculou aos movimentos da oposição nem participou na luta armada. Com o fim da ditadura e a amnistia de 1979, José Dirceu recuperou a sua identidade. Foi a Cuba desfazer a plástica, mudou-se para São Paulo, terminou o curso de Direito e envolveu-se na criação do PT. Dirceu foi uma figura fundamental na transição do radicalismo da fundação para um partido mais aberto, revolucionou a máquina eleitoral do PT e foi decisivo nos acordos que viabilizaram a eleição de Lula (de quem é muito próximo, mas com quem não tem intimidade pessoal). A ascensão de Dirceu foi meteórica, até cair com o Mensalão. Como constatou a jornalista Daniela Pinheiro, que em 2007 acompanhou Dirceu durante uma semana para escrever um perfil para a revista Piauí, o ex-ministro caído em desgraça aprendeu a viver com os insultos que passou a ouvir de desconhecidos – pilantra, corrupto, safado, ladrão – depois de ser formalmente acusado dos crimes de corrupção activa, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e peculato. "Não cometi nenhum crime, não feri o decoro parlamentar, não me envolvi em negociatas", escreveu no seu blogue "Zé Dirceu, um espaço para a discussão do Brasil", depois de apresentar ao tribunal as alegações finais da sua defesa. Dirceu é um dos 36 arguidos da acção penal 470 que corre no Supremo Tribunal Federal do Brasil. O megaprocesso deverá ser finalmente julgado este ano.

Box
Um amigo no Governo

José Dirceu conhece muita gente em Portugal. Para além de João Abrantes Serra, de Nuno Vasconcellos e Rafael Mora, presidente e vice-presidente, respectivamente, da Ongoing, conta com a amizade de Miguel Relvas. O ministro dos Assuntos Parlamentares, que é filiado na mesma loja maçónica do líder da LSF & Associados, Fernando Lima, a Universalis, confirmou ao PÚBLICO que mantém uma relação de amizade com José Dirceu, que data de 2004, apesar de "já não o ver há cerca de um ano". Recentemente, a imprensa brasileira noticiou que José Dirceu preparava o terreno para a Bandeirantes entrar na RTP e evidenciou a amizade do brasileiro ao ministro Miguel Relvas, que tutela o canal público, como sendo "facilitadora do negócio". A Bandeirantes tem quadros a trabalhar no canal de televisão.

Comentários

  1. pois em termos de todos os tipos de---ENRIQUECIMENTOS—ILÍCITOS—CORRUPÇÕES---DESVIOS---EXTRAVIOS---EXTORSÕES---SURRUPIAMENTOS—171---ASSALTOS—ROUBOS---LADROAGENS---.etc.na verdade verdade mesmo.etc.”””NADA-E-NINGUÉM-É-CULPADO-DE-NADA-DE-NADA-MESMO--.etc.pois a cul pa na verdade está no---SE CULAR—VICIADISSSIMOS---MANJADO----SISTEMA/ESQUEMA/ESQUEMÃO/MÁFIA.etc.pré-montado/pré-instalado/pré-estabe lecido.etc.aonde tem”””DINHEIRO-PÚBLICO-mesclado e ou não mesclado com-DINHEIRO-PARTICULAR.etc.”””
    -
    aonde acaba acontecendo casos como o MENSALÃO, a PRIVATARIA, a CPI do CACHOEIRA, desvio de MILHÕES/BILHÕ ES.etc.que devem/deveriam ir para as tais e tais FES TAS PÚBLICAS.etc.BRASIL AFORA.etc.mas que alguns embolsaram para si.etc.como também os BILHÕES e BILHÕES lá do PRÉ-SAL.etc. que alguns embolsaram e ou embolsam.etc.
    -
    pois podem colocar o mais SANTO dos SANTOS e ou também o mais HONESTO dos HONESTOS e ou o mais TRANSPARENTE dos TRANSPARENTES.etc.que o SISTEMA.etc.o engulirá.etc.e ou arrumará uma CAMA DE GATOS.etc.para quem quer MODIFICAR LOCALMENTE o tal sistema.etc.e ou algo que queira que tenha TRANSPARENCIA FICHA LIMPA ANTICORRUPÇÃO.etc.localmente aonde tem ÚM ÚNICO CENTAVINHO sequer lá do SETOR PÚBLICO mesclado e ou não mesclado com SETOR PARTICULAR.etc.
    -
    pois então na verdade tem que---MODIFICAR//MUDAR.etc.100%-o tal e tal- SISTEMA/ESQUEMA/ESQUEMÃO/MÁFIA.etc.aonde é envolvido dinheiro público mesclado e ou não mesclado com dinheiro particular-apesar que cada centavinho ali é tudo tudo mesmo de cada um dos quase 200 milhões de brasileiriirriinhos e vem tudo tudo mesmo lá dos quase 02 TRILHÕES lá do—IMPOSTOMETRO ---e como também dos TRI LHÕES e TRILHÕES dos LUCROS LIQUIDOS E CERTEIROS das tais e tais RIQUEZAS NATURA IS.etc.brasileiras.etc.os quais uma boa parte destes trilhões e trilhõs lá do IMPOSTOMETRO e como das tais e tais RIQUEZAS.etc.
    -
    e ou até mesmo os tais EMPRÉSTIMOS que é feito em nome dos brasileiros lá nos BANCOS/PAÍSES ESTRANGEIROS.etc.no FMI no BANCO MUNDIAL.etc.mas que tudo e ou então quase tudo vai depois-DESVIADOS.etc.-tudo e ou quase tudo para os BOLSOS de A...B.. .C..etc.mas que lá no fundo depois cada centavinho quem pagou quem paga e ou quem pagará tudo será os quase 200 milhões de brasileiririririnhos.etc.
    -
    e como também tudo que foi vai e ou irá para os tais e tais PODERES LEGISLATIVOS/EXECUTIVOS/JUDICIÁRI OS.etc.e como tudo que vai aos seus CARGOS DE COnFIAN ÇAS/CARGOS COMISSIONADOS.etc.apesar que---ANTIGAMENTE---os do PODERES LEGISLATIVOS/EXECUTIVOS/JUDICIÁRIOS.etc.viviam á dizer á tudo e á todos que cada centavinho que vai á favor de todos eles vem de um ---LUGAR-ESPECIAL--.etc.
    -
    e como também cada centavinho que vai para as tais e tais que dizem serem--FILANTROPIAS???-ENTIDADES QUE DIZEM SEREM SEM FINS LUCRATIVOS???-FUNDAÇÕES?? ?-AUTARQUIAS???-BENEFICIENTES???-CARIDADES???-FUNDAÇÕES???-.etc.-aonde-estão-as-que-dizem-serem-IMACULADAS-CRISTÃS-SANTAS-ISTO-SANTAS-ÁQUILO-po is no BRASIL AFORA.etc.existem-FILANTROPIAS-etc-que algumas parecem-mais-PILANTROPIAS-.etc.
    -
    mas TUDO TUDO MESMO ali é-PAGO, é FEITO, é CONSTRUÍDO, é FINANCIADO, os IMÓVEIS, tudo REALIZADO.etc.os salários benefícios.etc.de tudo e de todos que ali traba lham e até mesmo todos os centavos que vai para os que estão ali só—ADMINISTRANDO--.etc—pois TUDO TUDO MESMO ali é tudo mesmo COM DINHEIRO PÚBLICO e até mêsmo as tais DOAÇÕES, DONATIVOS.etc.os quais sai tudo do SUS, tudo do GOVERNO FEDERAL, ESTADUAL, MUNICIPAL, DISTRITAL.etc.para as tais que dizem serem
    SANTAS ISTO SANTAS ÁQUILO. etc.tudo lá e ou quase tudo é tudo DINHEIRO PÚBLICO. etc.apesar de dizerem que cada centavinho ali vem de um LUGAR ESPECIAL..etc.

    ResponderExcluir
  2. mas TUDO TUDO MESMO ali é-PAGO, é FEITO, é CONSTRUÍDO, é FINANCIADO, os IMÓVEIS, tudo REALIZADO.etc.os salários benefícios.etc.de tudo e de todos que ali traba lham e até mesmo todos os centavos que vai para os que estão ali só—ADMINISTRANDO--.etc—pois TUDO TUDO MESMO ali é tudo mesmo COM DINHEIRO PÚBLICO e até mêsmo as tais DOAÇÕES, DONATIVOS.etc.os quais sai tudo do SUS, tudo do GOVERNO FEDERAL, ESTADUAL, MUNICIPAL, DISTRITAL.etc.para as tais que dizem serem
    SANTAS ISTO SANTAS ÁQUILO. etc.tudo lá e ou quase tudo é tudo DINHEIRO PÚBLICO. etc.apesar de dizerem que cada centavinho ali vem de um LUGAR ESPECIAL..etc.
    -
    mas não é verdade..etc.vem tudo tudo mesmo lá do IMPOSTOMETRO e como das RIQUEZAS.etc. mas que aonde tudo que vai á eles tudo é valorizado em 1000% anual mente.etc.mas do outro lado o que vai á favor dos FUNCIONÁRIOS PÚBLI COS mesclados e ou não mesclados com o FUNCIONÁRIOS PARTICULAR.etc.não é atualizado, re posto.etc.nada de nada durante DÉCADAS e DÉCADAS.etc.e aonde tudo e todos os FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS.etc.estão hoje numa miséria quase absoluta.etc.
    -
    e ou então uma boa parte de tudo isto vai para REFORMAR CONSTRUIR FAZER.etc.e ou fazer tudo que é OBRAS PÚBLICAS SERVIÇOS PÚBLICOS.etc.como estradas rodovia as públicas empresas públicas hospitais públicos.etc.mas que depois o PODER PÚBLICO.etc.entrega tudo tudo quase GRATUITAMENTE numa boa para A...B...C...ficarem de pois MILIONÁRIO/BI LIONÁRIO.etc.usando o tal DINHEIRO PÚBLICO aonde administram.etc.e de repente do dia para a noite. etc.instantaneamente.etc.e sem INVESTIR QUASE NENHUM CENTAVINHO e ou investir muito pouco.etc.
    -
    e ou colocando pedágios.etc.e ou pagando salários pífios e obrigando as mesmas FUNCIONÁRIAS LOCAIS.etc.á trabalharem JORNADAS DE TRABALHO ESCRAVAS EXAUSTI VAS.etc.
    -
    e LOCALMENTE aonde é para trabalhar 05 acabam colocando só 01 funcionária.etc.e é aonde depois os que estão ali ADMINISTRANDO e ou são os que acabaram se TOR NANDO DONOS PARTICULARES de algo alguma coisa que é PÚBLICA.etc.acabam se tornando MILIONÁRIO/BILIONÁRIO.etc.
    -
    e o pior que é tudo sem—TRANSPARENCIA--.etc.e ainda enganam á tudo e á todos dizendo que é PRIVATIZAÇÃO.etc.mas na verdade é uma TERCEIRIZAÇÃO/QUARTEIRI ZAÇÃO.etc.é entregar numa boa e sem gastarem ÚM ÚNICO CENTAVINHO.etc.á favor de 01, 02 pessoas.etc.
    -
    principalmente de tudo que é DINHEIRO e ou SETOR PÚBLICO mesclado e ou não mesclado com DINHEIRO PARTICULAR e ou SETOR PARTICULAR.etc.e o pior é que depois que fazem todos estes absurdos.etc.são PARLAMENTARES são PARTIDOS POLÍTICOS.etc.que ANTIGAMENTE na OPOSIÇÃO lutava contra entregar tudo que é PÚBLICO para PARTICULAR.etc.etc.mas agora no PODER fazem o contrário do que viviam apregoando quando na OPOSIÇÃO.etc.
    -
    pois então daqui prá frente qual—CANDIDATURA/CANDIDATO(A)---dos-PODERES-EXECUTIVOS/LEGISLATIVOS.etc.-que fará com que tenha”””TRANSPARENCIA”””.etc.des de a sua ORIGEM, desde a sua FONTE.etc.e aonde cada centavinho está sendo utilizado e até como”””TRANSPARENCIA”””.etc.também o seu”””DESTINO-FINAL”””.etc.e co mo também cada centavi nho ali investido, pago, e como começo meio e fim da tal e tal-OBRA-SERVIÇO-etc.desde aonde é feito uma simples---TARTARUGAS---até mesmo ---POSTOS DE SAÚDE---HOSPITAIS---.etc—
    -
    e como tudo tudo tudo mesmo.etc.que vai áos seus tais e tais FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS.etc.mesclados e ou não mesclados com FUNCIONÁRIOS PARTICULARES.etc.e co mo também todos os seus DIREITOS.etc.e assim o próprio POVO LOCAL, a própria POPULAÇÃO LOCAL.etc.---PARTICIPAR—ATIVAMENTE—ATUANTE---.etc.para não aconte cer absurdos.etc.como por exemplo nos HOLLERITHS dos funcionários públicos.etc.é descontado os tais—EMPRÉSTIMOS—CONSIGNADOS---FGTS—INSS—06%--DO—VALE-TRANSPORTE-.etc.
    -
    mas que nada de nada mesmo depois não é DEPOSITADO nos tais BANCOS. FGTS, INSS.etc.e mesmo sendo DESCONTADO os 06% as tais prefeituras não dão o tal VALE TRANSPORTE aos tais e tais FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS.etc.aonde a maioria tem que pagar do próprio bolso.etc.para ir trabalhar.etc.
    -

    ResponderExcluir
  3. mas que nada de nada mesmo depois não é DEPOSITADO nos tais BANCOS. FGTS, INSS.etc.e mesmo sendo DESCONTADO os 06% e ou o INSS, FGTS.etc.DIRETO nos HOL LERITHS dos tais e tais FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS/SETOR PÚBLICO mesclados e ou não mesclados com FUNCIONÁRIOS PARTICULARES/SETOR PARTICULAR.etc.e então as tais prefeituras não dão o tal VALE TRANSPORTE aos tais e tais FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS.etc.aonde a maioria tem que pagar do próprio bolso.etc.para ir trabalhar.etc.e ou depois veem os seus nomes no SPC e ou na SERASA.etc.e ou quando saem descobrem que nada de nada mesmo foi recolhido aos tais e tais BANCOS.etc.SEGURIDADE SO CIAL PREVIDENCIA SOCIAL.etc.
    -
    quer dizer por não ter---TRANSPARENCIA---CLAREZA—DEMOCRÁTICA—IMPARCIAL—ON LINE-.etc.muitos PARLAMENTARES e ou então os seus CARGOS COMISSIONADOS/ CARGOS CONFIANÇAS.etc.agem da mesma forma que os---ANTIGAMENTE---PATRÕES---agiam com o FGTS INSS.etc.aonde depois quando os EMPREGADOS eram demiti dos.etc.
    -
    mesmo depois de DÉCADAS e DÉCADAS.etc.trabalhado para os tais PATRÕES.etc.vai lá no BANCO e descobre que mesmo sendo descontado nos seus HOLLERITHS.etc.mas descobre que não foi ANTIGAMENTE DEPOSITADO nenhum centavo do FGTS.etc.e o mesmo EMPREGADO.etc.fica depois á ver navios.etc.e depois também descobre a mês ma coisa quando vai se APOSENTAR.etc.pois não foi RECOLHIDO para o INSS.etc.o que descontou INSS lá nos seus HOLLERITHS-
    -
    mas hoje em dia em referencia ao FGTS.etc.os trabalhadores recebem pelo CORREIO o tal EXTRATO DO FGTS.etc.mas tudo isto é por ser LEI FEDERAL.etc.e assim devem/ deveriam ser em tudo tudo mesmo á que cada um dos tais e tais FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS mesclado com FUNCIONÁRIOS PARTICULARES.etc.lá nas tais PREFEITURAS/ES TADOS.etc.terem ANTERIORMENTE ANTECIPADAMENTE.etc.—TRANSPARENCIALMENTE--.etc.acesso e saberem ANTECIPADAMENTE ANTERIORMENTE.etc.á tudo tudo mês mo á que tem DIREITOS.etc.á RECEBEREM.etc.lá nos SITES principalmente do GOVERNO FEDERAL.etc.e recebem até mesmo nas suas próprias casas.etc.
    -
    e então saiba-TRANSPARENCIALMENTE-FISCALIZATÓRIAMENTE-ON LINE.etc.tudo tudo mesmo.etc.que acontece nesta tal e tal—PREFEITURA-CAMARA-MUNICIPAL.etc.e em tudo que se refere aos seus tais e tai FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS.etc.e assim o próprio povo localmente participa ativamente atuante aonde e como vai ser INVESTIDO A PLICADO.etc.cada centavinho que entra ali nesta tal e tal prefeitura.etc.vindo seja lá daonde for.etc.e quem são os verdadeiros DONOS e ou PATRÕES.etc.na verdade são os quase 200 milhões de brasileiriririnhos.etc.apesar que a maioria dos PODERES LEGISLATIVOS/EXECUTIVOS/JUDICIÁRIOS.etc.acham que só ELES é que são os donos dos tais e tais TRILHÕES.etc.que vem lá do IMPOSTOMETRO e como das RIQUEZAS.etc.
    -
    pois cada centavinho lá no fundo vem tudo tudo mesmo lá no fundo e na verdade pura é lá dos quase—02—TRILHÕES—DE—REAIS—lá--do IMPOSTOMETRO e como vem tu do tudo mesmo também lá dos LUCROS LIQUIDOS e CERTEIROS—TRILIONÁRIOS---das tais e tais RIQUEZAS/RECURSOS naturais in natura.etc.brasileiras.etc.quer dizer fa zer com que seja hoje em dia pleno século—XXI—ano-2012-e como daqui prá frente.etc.tudo ao contrário de”””ANTIGAMENTE”””aonde o próprio povo localmente não deci dia sobre nada de nada mesmo e mesmo que os verdadeiros donos de cada um destes centavinho daquela tal e tal prefeitura na verdade é sim o próprio povo, a própria po pulação.etc.
    -

    ResponderExcluir
  4. pois cada centavinho lá no fundo vem tudo tudo mesmo lá no fundo e na verdade pura é lá dos quase—02—TRILHÕES—DE—REAIS—lá--do IMPOSTOMETRO e como vem tu do tudo mesmo também lá dos LUCROS LIQUIDOS e CERTEIROS—TRILIONÁRIOS---das tais e tais RIQUEZAS/RECURSOS naturais in natura.etc.brasileiras.etc.quer dizer fa zer com que seja hoje em dia pleno século—XXI—ano-2012-e como daqui prá frente.etc.tudo ao contrário de”””ANTIGAMENTE”””aonde o próprio povo localmente não deci dia sobre nada de nada mesmo e mesmo que os verdadeiros donos de cada um destes centavinho daquela tal e tal prefeitura na verdade é sim o próprio povo, a própria po pulação.etc.
    -
    e o absurdo é que quando são CANDIDATOS.etc.vivem próximo do POVO LOCAL.etc.beijando-os-principalmente as suas criancinhas—REMELENTAS--.etc.mas depois que ga nham as tais e tais CANDIDATURAS PODERES EXECUTIVOS/LEGISLATIVOS/EXECUTIVOS/JUDICIÁRIOS.etc.parecem que vivem lá no OLIMPO e ou lá em ASGARD.etc.e tra tam o próprio povo local e ou a sua própria população localmente como se fossem tudo e todos---ÃMEBAS—SUBSERES—SUBRAÇAS---ANÉNCEFÁLOS--.etc.tratam tudo e to dos localmente com total---DESRESPEITO/DESPREZO/DESVALORIZAÇÃO/.etc.
    -
    pois os próprios donos de cada centavinho ali colocado.etc.acaba LOCALMENTE não decidindo nada de nada mesmo e nem mesmo-VENDO-TRANSPARENCIALMENTE-DE-DI A-CLARAMENTE-O-QUE-ESTÃO-FAZENDO-COM-CADA-CENTAVINHO.etc.e como também qual CANDIDATURA/CANDIDATO (A)—fará com que seja INCENTIVADOS/ESTIMU LADOS.etc.o EMPREENDEDORISMO/NICHOS.etc.mas em cada um dos seus CIDADÕES.etc.localmente-desde os mais HUMIL DES.etc.até os mais ALTOS ESCALÕES.etc.
    -
    e também fará com que tenha a tal--CRECHE---ESCOLA EM TEMPO INTEGRAL.etc.mas com as seus alunos/professoras---felizes e contentes--.etc.—e qual fará com que se ja PRESERVADO o meio AMBIENTE.etc.as suas FLORESTAS FECHADAS VIRGENS.etc.como por exemplo a tal—SERRA DO JAPETI tanto nas cidades próximas e como tam bém em MOGI DAS CRUZES/SP e como também o que resta ainda da tal e tal MATA ATLANTICA.etc.
    -
    e como também preservar e ou recuperar.etc.os RIO, LAGOS, LAGOAS.etc.recuperar os tais e tais CÓRREGOS.etc.e principalmente as suas laterais e ou encima dos tais e tais CÓRREGOS.etc.e os mesmos depois sejam CERCADOS.etc.e ou seja CANALIZADO.etc.os tais e tais CÓRREGOS.etc.e assim poderem ajudar a LIMPAR o RIO TIETÊ.etc. pois o RIO TIETE para ser LIMPO e poderem um dia NADAREM.etc.precisa que os seus CÓRREGOS sejam limpos também.etc.e como também em cada praça tenha a tal A TIVIDADE FÍSICA—APARELHOS--PARA TERCEIRA IDADE.etc.da mesma forma como o é em MOGI DAS CRUZES/SP.etc.e para os jovens as tais RAMPAS PARA SKATE.etc.
    -

    ResponderExcluir

Postar um comentário