Parque Dom Pedro, novo polo cultural da capital - Artigo de Andrea Matarazzo


Diário de S.Paulo
21/01/2012

Explicar a localização do Parque Dom Pedro para quem não conhece o Centro pode parecer fácil. Pelo fato de ser uma área imensa, cortada por cinco viadutos e pela Avenida do Estado, é uma tarefa curiosa. A um quilômetro da Praça da Sé, a região do Parque Dom Pedro e do Glicério é um local degradado, de grande vulnerabilidade social. Milhares de pessoas passam por lá diariamente. Durante décadas, as áreas verdes foram dando espaço às avenidas e prédios, como o São Vito na década de 1950, colaborando com a transformação desordenada.

Estive lá nesta semana, quando o governador Geraldo Alckmin anunciou um projeto de recuperação da área. O velho Quartel da Tabatinguera será reformado para ser sede do Museu da Polícia Militar. No local, será instalada a Fábrica de Cultura do Glicério. Com esse projeto, o Parque Dom Pedro será o terceiro polo cultural mais importante da cidade, ao lado do Ibirapuera e da Nova Luz. Ali perto está o Mercadão, que já é ponto turístico. Um pouco mais a frente, tem o Museu Catavento e, em construção, será instalado o Museu da História de São Paulo na antiga Casa das Retortas – mais um prédio tombado, exemplo da arquitetura industrial do século 19.

A história de São Paulo estará preservada na arquitetura dos prédios tombados e restaurados, que ganharão nova vida com as atividades culturais. Também colabora para a revitalização do Parque Dom Pedro a recente demolição dos edifícios Mercúrio e São Vito. No lugar onde ficavam os prédios, devem ser construídos uma unidade do Sesc, uma ampla área verde e um estacionamento.

Contribuiria com o processo a demolição do Viaduto Diário Popular, que criaria mais integração entre os espaços. Às vésperas de mais um aniversário de São Paulo, é um presente poder acompanhar tudo que está sendo feito pela reconstrução do Centro, um trabalho de longo prazo e muito esforço, mas que certamente vale a pena.

Andrea Matarazzo é secretário estadual de Cultura de São Paulo. 

Comentários