Lula, Dirceu e Palocci ganham do Governo celulares criptografados para conversas livres de grampos



Segundo o blog Alerta Total o Governo Federal adquiriu 395 celulares Nokia de última geração, com criptografia para proteger o conteúdo falado. Cada aparelho, importado da Finlândia, custa em torno de R$ 12 mil reais.

Diz a matéria que dos 100 aparelhos que ficaram com o Palácio do Planalto, três foram dados a pessoas que não são do governo: o ex-Presidente Lula, e os super-consultores José Dirceu e Antônio Palocci.

Alguns senadores mais influentes da base governista já receberam os aparelhos anti-grampo, juntamente com os ministros mais próximos a Dilma Rousseff. Já o vice presidente Michel Temer e o Presidente do Senado. José Sarney, que também desejam um aparelho criptografado, não receberam.

O sofisticado sistema de segurança tem operação simples. Basta digitar a tecla + e o código de área da ligação para o telefone ficar imune contra as arapongagens. A partir de agora, os aparelhos via satélite, de operação muito mais cara, ficarão de reserva. A Presidenta e seus “assessores privilegiados” só vão usá-los para contatos em lugares remotos, onde não houver sinal de telefonia móvel. 

Outros 600 equipamentos idênticos devem ser enviados ao governo brasileiro pela Nokia. Os telefones foram testados e aprovados pela Polícia Federal e pela Agência Brasileira de Inteligência. Os 11 ministros do Supremo Tribunal Federal também têm interesse neste celular que é usado pelos grandes líderes mundiais.

WELBI MAIA BRITO
Editor

Comentários

  1. Tem um ditado antigo porem verdadeiro que diz "Quem não deve não teme" O que esses pessoal tem tanto a esconder?

    ResponderExcluir
  2. Não sou PT, mas temos que reconhecer algumas importâncias.
    1º - O Presidente de um país antes de tudo não é uma pessoa e sim uma instituição. E como tal deve possuir privacidade, pois decisões da esfera do executivo o próprio nome já diz. Já foram definidas pelo legislativo. Não? O Executivo, pelo que sei, está no batente de segunda à sexta. Entenderam?!
    Imagina um hipotético diretor de uma multinacional reunir, pelo telefone "grampeado", o assessor anunciando a remoção de toda a filial e despedida de 1500 funcionários com previsão para seis meses por motivo de contenção ou fusão de empresas. Hipoteticamente falando faço parte da esfera do governo (privado) em algum escalão e possuo investimentos ou ações naquela empresa. O que faria com a “informação” que recém sorrateiramente adquiriu? Quanto ela vale? Diga você!
    Onde eu quero chegar. Olhe para o governo de grandes países e verás que estes aparelhinhos adquiridos, para um país como o nosso e os recursos que possui ainda é pouco.
    É claro que se desconfia de nossos governantes exija seus direitos. Faça protestos e não volte a elegê-los.
    Minha área é justamente telecomunicação e garanto: Não existe privacidade quando usamos o satélite do visinho. Há você não sabia? Sinto te esclarecer, mas nosso país ainda está dependente de tecnologia estrangeira. Como você acha que são feitas hoje escuta de celulares? Com maletas especiais construídas pelos próprios fabricantes de celulares e usadas pelas CIA’s, FBi’s, PF’s da vida e sabe lá quem mais. A vulnerabilidade diminui mas não acaba.
    Já pescou?
    Então diga: Porque o peixe morde o anzol?

    ResponderExcluir

Postar um comentário