Jornal Nacional: São Paulo ganha novo Museu de Arte Contemporânea



Tinta nova nas famosas colunas que sustentam com elegância o edifício
Jornal Nacional - G1
Edição do dia 28/01/2012

São Paulo ganha neste domingo (29) seu novo museu de Arte Contemporânea. Um prédio de Oscar Niemeyer vai abrigar um dos mais importantes acervos artísticos da América Latina.

Tinta nova nas famosas colunas que sustentam com elegância o edifício. Os grandes vãos agora estão livres sem paredes ou divisórias e as janelas ganharam brises, essa espécie de persiana gigante do projeto original. Ao todo, R$ 76 milhões e dois anos de trabalho foram gastos.

“Nada foi mudado e sim nós tiramos algumas estruturas que tinha colocadas adicionais pra voltar ao prédio como era exatamente como foi projetado”, diz o coordenador de obras Ângelo Mellios.

Foi em 1951 que Oscar Niemayer projetou o conjunto de prédios que tornaria o Parque do Ibirapuera um presente para São Paulo e um marco na história da arquitetura. Mas o que era chamado de palácio acabou tendo um destino de pouco glamour, foram a burocracia e as histórias de corrupção do departamento de trânsito que ocuparam por 47 anos o edifício.

Foi preciso mais de meio século depois da inauguração para que o prédio finalmente ganhasse uma função para honrar a obra de Niemayer, a partir de agora este será um espaço das artes.

Por enquanto, são apenas 18 esculturas vistas hoje por convidados, mas em breve os grandes espaços serão ocupados por um acervo de 10 mil obras hoje escondido na Universidade de São Paulo (USP). O novo museu de arte contemporânea de São Paulo não será apenas um espaço para ver, mas para conhecer e aprender.

“O público diz hoje assim, ah eu não entendo nada de Arte Contemporânea. Para que isso ocorra o acervo tem que estar mostrado.”

Quando o prédio de Niemayer ganhar as obras de Picasso, Tarsila do Amaral, Mirò, Di Cavalcanti e outros mestres certamente ninguém sentirá saudade do tempo em que a burocracia reinava aqui.

Comentários