PSDB quer esclarecimentos de Haddad na Câmara


A legenda pedirá a convocação do ministro na próxima semana; Enem recebeu críticas após vazamento de questões

Duarte Nogueira revelou que PSDB vai pedir convocação de Haddad à Câmara / José Cruz/ABr O líder do PSDB na Câmara, Duarte Nogueira (SP), anunciou nesta terça-feira que o partido pedirá a convocação do ministro da Educação para dar esclarecimentos sobre os problemas no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

Em 23 de agosto, tucanos já tinham apresentado requerimento na Comissão de Fiscalização Financeira e Controle para audiência pública com o petista. No último dia 14, a proposição foi aprovada após transformação em convite. O ministro não manifestou posicionamento referente ao convite. 

“Com isso, o ministro passa a ser obrigado a vir falar com os parlamentares – e ele tem muito a esclarecer sobre o Enem”, afirmou o líder. O pedido será reapresentado na próxima semana.

Com o vazamento de questões, o exame registra problemas graves pelo terceiro ano seguido. Em 2010, parte dos gabaritos e enunciados do teste amarelo acabou impresso com erros, motivando manifestações de estudantes pelo país. Em 2009, a prova foi adiada em virtude do vazamento na gráfica. Os problemas não param por aí: já houve até vazamento de dados pessoais de estudantes na internet.

Anulação

A AGU (Advocacia-Geral da União), em nome do MEC (Ministério da Educação), recorrerá nesta quinta-feira à tarde da decisão da Justiça Federal no Ceará, que anulou 13 questões do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2011. A ação deve ser entregue pelo ministro Fernando Haddad, que irá a Fortaleza.

Haddad vai argumentar que o ideal é que o exame seja aplicado aos 639 alunos da escola cearense que tiveram acesso às questões. Para o governo, a anulação das 13 questões de um total de 180 contidas no Enem prejudicará a grande maioria dos estudantes que fizeram a prova. 

Fonte: band.com.br

Comentários