'Games são uma forma de arte’, diz secretário da cultura Andrea Matarazzo


Andrea Matarazzo participou da abertura da exposição Game On.
Evento traz história dos videogames no mundo, além de raridades.

Os videogames são uma forma de arte eletrônica e gráfica, segundo Andrea Matarazzo, secretário de Estado da Cultura de São Paulo. Matarazzo visitou, nesta quinta-feira (10), a abertura da Game On, exposição que promove uma imersão na história e na cultura dos games.

“Os games fizeram uma revolução nas artes gráficas e eletrônicas, além de mudar as formas de lazer. Desenhar essas histórias é sensacional”, disse o secretário, que revelou não ter nenhum jogo favorito, porém ser bastante interessado em design de games. “A secretaria da Cultura está ligada à economia criativa e à criação de games. Estamos estudando formas de fomentar essa cultura.”
saiba mais


André Sturm, diretor-executivo do MIS, concorda com a visão dó secretário. “O videogame é uma forma de criação artística que ainda não é muito reconhecida. A exposição é uma oportunidade de valorizar isso”, afirma.

Na Game On, o visitante conhece desde os primeiros fliperamas, como o "Pong" (primeiro fliperama feito pela Atari, em 1972), até elementos que representam as tecnologias mais avançadas na área de games, como o jogo "Child of Eden" (2011) para Kinect, acessório que permite que o corpo seja usado para controlar as ações do jogo.

“A gente queria fazer uma exposição que mostrasse o caráter vivo do museu. Descobrimos a exposição em Londres e decidimos trazer”, conta Strum. A Game On foi concebida no Reino Unido e já passou por países como Estados Unidos, Austrália, Holanda e França.

“Por todos os países em que passamos, a exposição foi popular. Cada lugar tem características específicas de games, mas há algo de universal”, segundo Patrick Moran, que viaja o mundo como consultor da Game On. “A exposição é, basicamente, a mesma em todo o mundo, mas nós fazemos algumas atualizações, como o 'Child of Eden', que foi lançado este ano”, explica o consultor. Segundo ele, o game para Kinect é um exemplo ótimo de trilha sonora e gráficos.
Patrick Moran, consultor da Game On, entre os fliperamas exibidos na exposição (Foto: Amanda Demetrio/G1)

Por dentro da Game On, o usuário encontrará peças histórias como o Space War e o Computer Space, considerados uns dos primeiros jogos eletrônicos. Além disso, estão expostos fliperamas com títulos como Pac Man e Space Invaders. “São todas máquinas originais. Uma das razões pelas quais eu viajo com a exposição é para poder consertá-las, porque elas quebram bastante”, afirma Moran.

Também está presente o Magnavox Odyssey, de 1972, considerado um dos primeiros consoles feitos para serem usados na casa do usuário –quando o videogame deixou de estar somente no fliperama, em locais públicos, e se voltou para as residências. O Brown Box, protótipo que levou ao Magnavox, também é exibido.

Além disso, é possível ver jogos feitos para crianças e o curioso Steal Batallion, que traz uma grande quantidade de botões e pretende colocar o usuário dentro de um robô. A maioria dos jogos pode ser jogado pelos visitantes.

A Game On fica no Museu da Imagem e do Som, em São Paulo, até 8 de janeiro de 2012. Os interessados podem visitar de terças a sextas, das 12h às 21h, e aos sábados, domingos e feriados, das 11h às 21h. Os ingressos custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia).

Fonte: Amanda Demetrio - G1

Comentários