Militante do PCdoB denuncia que desviava dinheiro público em Alvorada para financiar campanha de Manuela D"Ávila


A denúncia contra Manuela D'Ávila surge no momento em que crescem as denúncias de que dinheiro sujo do Ministério dos Esportes inflou os cofres do PCdoB, que usou tudo para financiar campanhas eleitorais. No RS, o PCdoB pagou perto de R$ 1 milhão de despesas da campanha eleitoral da deputada, que na época foi candidata a Prefeita. O PCdoB disse ao editor que o dinheiro era do Fundo Partidário, mas isto não foi investigado. 

Desde quinta-feira da semana passada, o editor possuía informações de que entre os documentos e grampos apreendidos pela Polícia Civil no âmbito da Operação Cartola, constavam grossas denúncias sobre arrecadação de dinheiro sujo para os cofres do PCdoB e para a campanha da Deputada Manuela D'Ávila. O primeiro toque foi dado pelo repórter da RBS, Giovani Grizotti, que postou mensagem cifrada no seu Twitter, reproduzida aqui, alertando para a existência de "documentos bombásticos" nos protocolos da 4ª Câmara Criminal, para onde foi enviado pedido da Polícia sobre a necessidade de transferir para o Tribunal de Justiça o caso de cinco Prefeitos investigados na Operação Cartola (a Polícia já isentou os Prefeitos de Canela, Osório e Taquara).


. O caso não foi denunciado na época, nem pela Polícia e sequer pelo Procurador Geraldo Da Camino, que deu início ao inquérito e pediu a Operação Cartola. A Polícia e o Ministério Público parecem continuar sem interesse no assunto.

. A denúncia inicial de Da Camino atingiu oito prefeitos, três dos quais não tinham nada a ver com a história e foram descartados de cara pela Polícia.

. A denúncia existe. Além de grampos e gravações, há uma carta do ex-diretor de Esportes de Alvorada, Márcio Taylor, que detalha de que forma repassava dinheiro público para o Secretário da Juventude e Esportes, Nelson da Silva Flores, sob o argumento de que os recursos financiaram a campanha de Manuela D'Ávila. A carta estava com o Prefeito João Carlos Brum, do PTB e foi apreendida na operação policial.

. A Deputada Manuela D'Ávila negou envolvimento nas malfeitorias e avisou ontem que processará Márcio Taylor e quem mais ficar do lado dele.

- O servidor, homem do PCdoB, como seu Secretário da Juventude e de Esportes, recebeu ameaça de morte nesta terça-feira e registrou ocorrência na 3ª Delegacia de Polícia de Alvorada.

Comentários