Encontro Histórico da Juventude do PSDB de São Paulo com Fernando Henrique Cardoso


Artigo de Leonardo Queiroz Leite

A Juventude do PSDB do Estado de São Paulo promoveu no dia 20 de setembro de 2011 um encontro histórico da militância jovem do partido com o Presidente Fernando Henrique Cardoso. Foi um encontro memorável e histórico, e contou com a presença de 90 jovens lideranças tucanas de todo o Estado de São Paulo e do Brasil, que vieram a SP para participar do debate com o presidente sociólogo.

FHC brindou os presentes com sofisticadas análises de vários temas candentes da atualidade política brasileira e internacional, além de aconselhar os jovens sobre formas de participação política no mundo atual. Apresentou a plataforma do Observador Político (WWW.OBSERVADORPOLITICO.ORG.BR), uma importante ferramenta para a discussão política nos espaços virtuais, provando que está sintonizado com as céleres mudanças tecnológicas que estão revolucionando o modo de fazer política em todo o mundo.

O Presidente abordou a crítica questão da infra-estrutura no Brasil e salientou que, infelizmente, muitos dogmas e tabus ainda emperram uma discussão mais ampla e mais madura sobre a questão da privatização e das Parcerias Público Privadas como forma de inserir o setor privado, em parceria com o Governo, na aceleração das obras de infra-estrutura tão urgentemente necessárias ao Brasil.

Vale lembrar que foi no seu Governo (1995 – 2002) que essas novas formas de interação entre o mercado privado e o Estado foram pelas primeiras vezes testadas e muito bem sucedidas, uma vez que FHC buscou reformar a Administração Pública e inovar através de novas parcerias entre os vários atores da economia, característica reformadora e progressista que assinalou com mérito os seus Governos.

Outro tema relevante discutido por FHC a chamada “nova classe média” que, na visão do Presidente, se encontra em definição no Brasil por ainda não possuir todas as características definidoras de uma classe social na acepção clássica, uma vez que os critérios usados para classificar essa boa parcela dos brasileiros que estão melhorando de vida estão restritos meramente às estatísticas de faixa de renda, não contemplando outros aspectos importantes para definirmos realmente esse novo - e importante – segmento social brasileiro.

Nas discussões sobre partido, o ilustre professor ponderou que o PSDB é um partido associado à modernização do Brasil e das suas estruturas políticas, econômicas e administrativas, sendo o PSDB um partido que tem forte apelo nas áreas mais modernas do Brasil. Para que o partido continue com sua missão de modernização, é necessário atrair novos quadros e promover a sua renovação e o reencantamento da sociedade com os partidos, que estão com a credibilidade em baixa e não são mais capazes, como no passado, de instigar as grandes discussões políticas, papel esse que, na visão de FHC, precisa ser retomado pelas novas gerações.

Além disso, Fernando Henrique Cardoso conclamou a Juventude do PSDB a ser a vanguarda do partido hoje, mas alertou aos jovens que estejam conscientes do peso do pioneirismo (fardo esse que ele carregou pelo Brasil e que conhece muito bem) e das mudanças que a vanguarda impõe e que, no início, é sempre uma minoria que necessita vencer as resistências naturais dessa liderança e consolidar novas e renovadas idéias e posturas políticas.

Enfim, a impressão geral do encontro é que estivemos diante de um intelectual ativo e provocador que, apesar da idade cronológica, demonstra vitalidade e uma capacidade de inovação e de compreensão do mundo atual que evidencia sua preocupação com as futuras gerações e o compromisso patriótico com o Brasil.

A História certamente saberá reconhecer o seu legado de mudanças e inovações para o país e, além da consolidação das instituições democráticas e da Reforma do Estado brasileiro, FHC será lembrado por ter se disposto a enfrentar temas difíceis e por ter se preocupado em inserir o Brasil nos novos tempos, pagando o preço de enfrentar os opositores do progresso, que nada puderam (e nada poderão fazer) para impedir o avanço do país e o reconhecimento desse grande líder brasileiro.

Leonardo Queiroz Leite
Secretário de Formação Política da JPSDB SP
Twitter: @leonardo_leite
Email: Leonardo.queirozleite@gmail.com

Comentários