FGTS para estudar: PT mais uma vez é contra


A bancada do PT na CAS (Comissão de Assuntos Sociais) do Senado Federal votou nesta quarta-feira (31) contra o trabalhador brasileiro.

Seis petistas, entre eles Marta e Eduardo Suplicy, Humberto Costa e Paulo Paim, foram contrários ao projeto de lei do senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB/SP), que permite ao trabalhador sacar o saldo de seu FGTS para o pagamento de mensalidades de cursos universitários e técnicos profissionalizantes.

Aloysio Nunes lamentou que os dois senadores do PT de São Paulo tenham votado contra e afirmou que irá recorrer ao plenário do Senado, porque o líder do PT [Humberto Costa] constrangeu senadores a votar contra.


O projeto prevê ainda a utilização do FGTS para pagamento de dívidas registradas nos cadastros de inadimplência.

Esse projeto nasceu da iniciativa popular. Durante a campanha para senador, em 2010, Aloysio recebeu sugestão de trabalhadores para propor essa lei no senado.

“O trabalhador foi vítima mais uma vez do partido que deveria lutar pelos seus direitos”, afirmou o senador. “Se por um lado o Governo do PT aprova que o trabalhador aplique seu FGTS na compra de ações, como da Petrobrás, o impede de usar o seu dinheiro para investir nos estudos e pagar suas dívidas.”

Outro absurdo, segundo o senador, é que o governo permite que os bancos cobrem juros altíssimos nas dívidas contraídas pelo trabalhador, enquanto remunera os depósitos do FGTS numa taxa ridícula.

“E o pior, empresta este mesmo dinheiro para empreiteiras, fontes de atos ilícitos e desvio de verbas, mais uma vez prejudicando o trabalhador.”

A votação na CAS obteve 9 votos contra e 4 afavor do projeto relatado pelo senador João Vicente Claudino (PTB/PI) – que havia dado parecer favorável.

Contrários ao projeto (NÃO)
Paulo Paim PT/RS
Humberto Costa PT/PE
Wellington Dias PT/PI
Marta Suplicy PT/SP
Eduardo Suplicy PT/SP
Ana Rita PT/ES
João Durval PDT/BA
Vanessa Grazziotin PC do B/AM
Paulo Davim PV/RN


Favoráveis ao projeto (SIM)
Ana Amélia PP/RS
Cassildo Maldaner PMDB/SC
Cyro Miranda PSDB/GO
Vicente Claudino PTB/PI

Comentários

  1. Senador, não desista. VExa é brasileiro e brasileiro não desiste nunca !

    ResponderExcluir

Postar um comentário