As Redes Sociais, a militância política e a disciplina partidária


Após a bem-sucedida campanha eleitoral de Barack Obama, nos Estados Unidos em 2008, todos voltaram os olhos para o potencial político das redes sociais. E como tudo que é novo precisa de algum tempo para ser compreendido. 

As principais ferramentas usadas hoje por militantes, políticos e partidos são os blogs, o Twitter e o Facebook. Sou usuário de todas, além do Orkut (praticamente esquecido por mim), e outras redes sociais que me registrei e nem me lembro mais o nome. 

Veja também:
Twitter: O uso por políticos, agentes públicos e autoridades


Twitter: Erros cometidos por perfis de governos


Percebo que alguns vícios ruins da militância política vem sendo repetidos também na militância virtual. Não é bom engessar o uso das redes sociais com uma enxurrada de regras, mas algumas nem são da redes sociais, e sim de civilidade e respeito ao próximo. 

O erro mais comum e clássico é o embate entre militantes de partidos diferentes que ao invés de se aterem ao debate de ideológico ou programático, passam a se atacar ferozmente com ofensas morais, palavrões etc. Confesso que por várias vezes me excedi no debate com adversários nas redes sociais, algo que venho tentando corrigir. 

Outro vício ruim que se repete na militância virtual é o de companheiros de uma mesma agremiação partidária travarem discussões internas ou até mesmo se atacarem pelas redes sociais e blogs. Este caso é o mais complicado. Dependendo do partido ao qual a pessoa é filiada, tais discussões podem se configurar ato de indisciplina partidária. Podendo render aos envolvidos punições, conforme regimento interno de casa partido. 

Como militante partidário tenho uma visão muito clara sobre a militância virtual: as regras continuam as mesmas que na militância tradicional, o respeito aos companheiros e adversários devem ser mantidos sempre. E questões internas do partido devem ser tratadas nos fóruns adequados. 

Estas considerações são voltadas a quem tem filiação partidária, assim, tendo deveres a cumprir com sua respectiva agremiação. Já quem não é filiado a partido político, cabe apenas manter a civilidade e o respeito ao próximo. 

Bom debate a todos.

WELBI MAIA BRITO - publicitário, blogueiro e filiado ao PSDB.

Comentários