Ubes 63 Anos - Lindo passado, triste presente


Blog da UBES

Fundada em 25 de julho de 1948, a Ubes tem a função de representar os estudantes do ensino fundamental, ensino médio, ensino técnico, ensino profissionalizante e ensino pré-vestibular do Brasil. 

Em sua trajetória, participou de todos os principais fatos das últimas seis décadas do Brasil. Lutou contra a Ditadura Militar nas décadas de 60 e 70, caindo na clandestinidade. Por este motivo, vários de seus dirigentes foram presos, outros torturados, e alguns mortos. Lutou pela redemocratização, pelas “Diretas Já”, foi, junto com a UNE, a principal entidade nas mobilizações do movimento pelo impeachment do presidente Fernando Collor em 1992, que ficou conhecido como “Fora Collor”. Geração que ficou conhecida como os “Cara-Pintadas”. 

A Ubes conquistou várias vitórias para os estudantes brasileiros, entre as principais a “meia entrada”, “passe livre” ou “meio passe” (dependendo do município). Sua maior bandeira é: “EDUCAÇÃO PÚBLICA GRATUITA E DE QUALIDADE PARA TODOS”. 

Hoje, no dia em que a Ubes comemora seus 63 anos, devia ser momento para comemorar o aniversário desta histórica entidade. Mas, infelizmente é momento de tristeza e decepção. De um passado de lutas gloriosas em defesa dos estudantes, da educação, da democracia, dos direitos humanos e de questões nacionais relevantes, a Ubes vive o momento mais triste e deprimente de sua história. Cooptada pelo governo Lula, assim como sua “irmã” mais velha, a UNE, trocou a independência e o senso crítico, pelos repasses de recursos públicos para os cofres da entidade. 

O PCdoB dirige a Ubes, assim como a UNE, desde o início dos anos 80. Usa as entidades estudantis, como instrumento captador de novos militantes e laboratório de formação de novas lideranças. 

Enganam-se os que pensam que as decisões destas entidades são tomadas nos congressos e encontros estudantis. As decisões saem prontas do Comitê Central do PCdoB (órgão da direção nacional deste partido). Cabendo aos militantes do partido, representantes nas entidades estudantis, apresentá-las manipulando os participantes e aprová-las como se fossem opinião dos estudantes brasileiros. 

Assim a Ubes e a UNE fizeram oposição ao governo FHC: usavam as entidades para tentar desgastar o governo junto à opinião pública para beneficiar o candidato de seu partido aliado nas eleições, o PT. 

Com a vitória de Lula à Presidência da República, a Ubes e a UNE tornaram entidades submissas ao Governo Federal, isto em troca de cargos para o PCdoB na administração federal e de vultuosos repasses de recursos públicos que recebem anualmente. Tornou-se uma entidade pelega e omissa. Jogando fora toda sua história de lutas. 

A maior crítica nos anos 90 ao PCdoB na administração da Ubes e UNE era a falta de transparência nos recursos arrecadados pelas carteiras de “meia entrada”. Hoje, diante dos milionários repasses recebidos do governo federal, o dinheiro das carteirinhas se tornaram trocado. 

O PCdoB se mantém há tantos anos no comando das entidades estudantis nacionais, devido a regras que lhes beneficiam, um verdadeiro jogo de cartas marcadas. Sem falar na falsificação de atas (documento que elege os estudantes representantes para os congressos que elegem suas diretorias). 

A UNE e a Ubes, de tanta história de lutas, de tanta tradição, de tanta credibilidade, hoje, desacreditada, desrespeitada, vendida por interesses escusos, por dinheiro, pelo poder. Triste aniversário de 63 anos da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas. 


WELBI MAIA BRITO Editor
E-mail: welbimaia@hotmail.com

Comentários

  1. Ridículo, como se vc tivesse moral pra falar de alguém...

    desespero da oposição que não tem projeto a apresentar e se soltar a criticar todos, q bom q vc não se sente representado pela ubes, não representamos msm as privatizações, o sucateamento da educação e menos ainda a torcida por um país menos igual e desenvolvido.

    No mais observe as passeatas pelo país, onde houver uma por menor q seja, a UBES estará lá pois a ubes é isso... estudante em movimento e luta!!!

    ResponderExcluir
  2. Sim, tenho MORAL para falar de cada um que eu citei. Tenho uma vida HONESTA. Participei por quase uma década e participei da Ubes, UNE, UEE-SP, fui reorganizador, diretor e primeiro vice-presidente da Upes, presidente de Grêmio, etc. Conheço o M.E. do avesso e sei de cada mazela que está por trás dos discursos "revolucionários", que só tem um motivo: usar os estudantes d massa de manobra com cunho eleitoreiro ou para fazer esquemas em governos

    ResponderExcluir

Postar um comentário