Tasso convida FHC para coordenar novo programa do PSDB


Ao discursar nesta quinta-feira (30/06) em ato de homenagem aos 80 anos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, em Brasília, o presidente do Instituto Teotônio Vilela, Tasso Jereissati, convidou o tucano para coordenar o novo programa do PSDB para o futuro do Brasil, a cargo do instituto. "Fernando Henrique Cardoso, sem dúvida, é um dos poucos estadistas que conheci em toda a minha vida pública. Seu nome se junta aos maiores da história do país. Ele é um consenso no país. Este jovem ainda tem muito a contribuir para o Brasil", destacou.

Na avaliação de Tasso, ao longo de toda sua vida pública, o ex-presidente se pautou pelo interesse nacional. "Diante dos dilemas que enfrentou, não optou pelo caminho que fosse melhor para sua popularidade em termos momentâneos e históricos", ressaltou. O presidente do ITV revelou que, ao assumir a presidência do PSDB pela primeira vez, em 1991, Fernando Henrique Cardoso redigiu o seu discurso de posse.

"Era um momento difícil da vida nacional. Tive no ex-presidente um aliado que se dedicou à construção do partido sem a preocupação com a autoria das ideias. Trabalhou muito nos bastidores", assinalou. "Sempre foi um homem culto, erudito, acima da média, mas extremamente simples e aberto a ouvir propostas, independente da origem", acrescentou.

Tasso ressaltou ainda que a faceta de estadista de Fernando Henrique Cardoso pode ser verificada nos períodos em que esteve no governo e na oposição. "Na oposição, nunca atuou com o espírito de simplesmente destruir quem está no poder", observou. O presidente do ITV também prestou homenageou Fernanda Montenegro, que também participou do ato. "Ela é uma das maiores artistas deste país", resumiu.

Fonte: ITV

Comentários