Outro olhar sobre o Capão Redondo - Artigo de Andrea Matarazzo

 
Capão Redondo foi, por muito tempo, relacionado apenas à violência e à criminalidade. Mas quem conhece o bairro e já teve contato com seus moradores sabe que há muitas histórias positivas para serem contadas. É impressionante ver a força da mobilização social da população e a intensa produção cultural que acontece em um dos bairros mais populosos de São Paulo, que fica entre Campo Limpo e a Represa de Guarapiranga. 

No começo do século 19, o Capão Redondo era uma área valorizada. As colinas verdes, as chácaras e os córregos limpos eram procurados por pessoas de vários lugares da cidade para descansar, caçar e pescar. O nome Capão Redondo vem da área verde, com cerca de 50 km de circunferência, repleto de araucárias. A ocupação do Capão Redondo se iniciou com os loteamentos, que começaram a ser feitos nos anos 1960, a chegada da energia elétrica e a intensa migração de nordestinos em busca de trabalho em São Paulo. As chácaras e espaços verdes deram lugar a casas de madeira. 

Hoje, infelizmente sobraram poucos espaços verdes na paisagem do Capão. Um deles é o Parque Santo Dias, que tem o nome de um morador do bairro. Em uma área de quase 150 mil m², há ciclovia, trilhas, playground, quadras e mata preservada. É lá que acontece, há 12 anos, o Projeto Vida Corrida, coordenado pela atleta Neide dos Santos, que conseguiu reunir mais de 300 moradores do bairro para praticar esporte no parque. Neide é um dos exemplos que, mesmo enfrentando a escassez de recursos e de estrutura, não falta gente disposta a trabalhar pelo bairro e colaborar com a comunidade. 

Há alguns anos, ações e investimentos do poder público começaram a mudar o bairro. Em breve, a Secretaria de Estado da Cultura vai inaugurar uma unidade da Fábrica de Cultura no Capão. Mas a verdadeira transformação vem sendo feita por pessoas. Gente como a atleta Neide e como o escritor Ferréz, que começou no rap e se tornou um sucesso literário. Como eles, outros moradores do Capão transformam a adversidade em arte, esporte e cultura.

Andrea Matarazzo é secretário estadual de Cultura de São Paulo. E-mail: amatarazzo@sp.gov.br

Fonte: Diário de SPaulo

Comentários