O verde e as águas de Marsilac - Artigo de Andrea Matarazzo


São Paulo é uma cidade infinita, onde sempre há algo a ser descoberto. Um lugar ainda pouco conhecido até mesmo pelos paulistanos é Engenheiro Marsilac, último bairro paulistano ao sul da cidade, que faz divisa com Itanhaém e São Vicente. Pela proximidade com o litoral, é o único bairro em que é possível avistar o mar. Marsilac é uma região pouco habitada. No bairro, ainda vemos casas de madeira e com arquitetura antiga. Muitos moradores ainda usam fogão a lenha e plantam as verduras e os legumes para consumo próprio em seus quintais.

O bairro é ocupado, em grande parte, por reservas de mata atlântica, sendo uma das áreas de proteção ambiental de São Paulo. Por causa do verde, dos rios e das cachoeiras, Marsilac está desenvolvendo seu potencial turístico. Para quem gosta de trilhas e contato com a natureza, é interessante conhecer o bairro, que já conta com algumas pousadas e espaço para camping. 

Uma das paradas obrigatórias é a Cachoeira de Marsilac, onde é possível nadar no Rio Capivari e aproveitar a queda d?água, formada pelas pedras. O lugar chega a receber mais de 300 pessoas, em dias de sol. Além da cachoeira, há trilhas para caminhar pela mata. Os mais aventureiros podem atravessar a Serra do Mar, em uma trilha de 25 quilômetros que chega até Itanhaém. 

O trem é outra atração do bairro, que tem sua história ligada à chegada da estação, que integrava a linha Mairinque-Santos, mesmo trajeto até hoje. O nome do bairro vem do engenheiro José Alfredo de Marsilac, que projetou o primeiro ramal ferroviário da região. Ao lado do vizinho Parelheiros, o bairro de Marsilac é mais uma prova da multiplicidade e contrastes da metrópole, onde há lugares históricos, diversas atrações de lazer e cultura e também espaços para contato com a natureza. É isso que faz de São Paulo uma cidade única e deslumbrante.

Andrea Matarazzo é secretário estadual de Cultura de São Paulo. E-mail: amatarazzo@sp.gov.br

fonte: Diário de S.Paulo

Comentários