Está no ar o site OBSERVADOR POLÍTICO



O Observador Político é uma plataforma colaborativa para promover o debate político na Internet. Ele nasce com o objetivo de estimular a democracia digital no País, fazendo uso da tecnologia para promover um ambiente de discussão aberto e participativo, reunindo e distribuindo conteúdos sobre temas relevantes da agenda brasileira e mundial. De caráter apartidário e politicamente independente, o Observador Político busca estimular e refletir ideias e opiniões, e influir na solução dos problemas e nos destinos do Brasil.
Missão e princípios


1. Democracia Digital

Aglutinando pessoas e mobilizando as redes sociais, o site se propõe a:

1. Criar um ambiente de discussão, aberto e participativo, sobre os temas importantes da agenda nacional.
2. Configurar um espaço na Internet com plataforma aberta, colaborativa e distribuída, aglutinando formadores de opinião e interessados no desenvolvimento nacional.
3. Aglutinar e distribuir conteúdos sobre temas relevantes da agenda nacional, favorecendo o diálogo consistente, argumentativo, plural e franco.
4. Rediscutir antigas questões sob uma nova visão, longe de patrulhamentos políticos e ideológicos, colocando no debate temas recentes, sem posições estigmatizadas e sempre procurando o diálogo.
5. Mobilizar e compartilhar uma visão contemporânea sobre os problemas brasileiros e o futuro da Nação.
6. Impulsionar a participação cidadã, combatendo a apatia política, estimulando a livre expressão do pensamento e fomentando o diálogo.

2. Princípios Gerais

De caráter apartidário e politicamente independente, o Observador Político se caracteriza por seis ideais e princípios, que definem seu perfil editorial:

1. Estimula a sociedade pluralista, democrática, tolerante, pacifista e transparente.
2. Não compactua com a corrupção e as práticas clientelistas de governo, qualquer que seja a tendência política ou ideológica envolvida.
3. Contribui para que a sociedade civil assuma um papel fundamental, muito participativo, no processo de construção da Nação.
4. Estimula as ideias em torno do desenvolvimento sustentável, com qualidade de vida e harmonia com a natureza.
5. Acredita na educação e no conhecimento como forças capazes da promoção humana e avanço social.
6. Supõe que o desenvolvimento preserva as liberdades individuais, garante a imprensa livre e respeita os direitos humanos.

3. Objetivos Fundamentais

Aberto, colaborativo e independente, o Observador Político busca:

1. Promover e estimular a política nacional, com ênfase na discussão sobre os rumos da democracia, da vida brasileira e do desenvolvimento nacional;
2. Promover a avalização das políticas públicas, programas e ações dos governos federal, estaduais e municipais, avaliando a qualidade da gestão pública, a transparência e a responsabilidade fiscal e social de seus atos;
3. Promover a verificação e o acompanhamento do funcionamento do Congresso Nacional, a legislação e a reforma política/eleitoral, as disputas partidárias e os processos eleitorais.
4. Oferecer a plataforma distribuída na Internet para estimular e agregar grupos organizados de discussão sobre aspectos da vida nacional ou sobre temas localizados que interessam ao cotidiano do cidadão.
4. Organização Central

O Observador Político está abrigado no iFHC, entidade que o patrocina financeiramente, com recursos não governamentais, captados de parceiros privados, pessoas físicas ou jurídicas, que apoiam seu ideal participativo e aberto.A gestão do Observador Político é independente do iFHC, comandada por um Conselho de Gestão dos Princípios Gerais e Articulação, formado por 11 (onze) membros. O Conselho se responsabiliza pela linha de atuação do site, assegurando o cumprimento dos seus objetivos e posição editorial.O comando operacional é realizado pelo Diretor Executivo, com apoio do Editor Chefe e sua equipe assistente.

Comente, Opine, Espalhe. 
http://www.observadorpolitico.org.br/

Comentários