Butantã: crescimento com qualidade - Artigo de Andrea Matarazzo


No extremo oeste de São Paulo, o Butantã é um dos bairros que mais crescem na cidade. Ao andar na região, pude notar o quanto se desenvolveu nos últimos anos, impulsionado pela chegada do Metrô. A proximidade com a USP e o aumento na oferta de serviços levaram muita gente a escolher o Butantã para morar. Mesmo em fase de rápido crescimento, a região conseguiu manter seus marcos históricos e suas áreas verdes. Só a USP tem mais de 1,6 milhão de m² de grama e árvores e a região ainda conta com os parques da Previdência, Raposo Tavares e Luis Carlos Prestes. A história também está preservada. Nos séculos 17 e 18, o Butantã foi rota de bandeirantes em direção ao interior e, até hoje, estão presentes marcas dessas passagens na Casa do Bandeirante, que fica na Praça Monteiro Lobato, e a Casa do Sertanista, na Praça Enio Barbato, fechada para restauro. 

O Instituto Butantan é outro lugar histórico, fundado em 1901, após uma epidemia de peste bubônica. Para produzir o soro contra a doença, foi construído um laboratório, coordenado por Vital Brasil - que dá nome a importante rua do bairro. Hoje, é um dos maiores centros de pesquisas biomédicas do mundo e produz 80% das vacinas do país. Recentemente, parte do acervo foi destruído por incêndio. Mas é um lugar que vale a pena ver pelos museus, pelo serpentário e pelo parque. 

Também recomendo a visita à Cidade Universitária, para uma caminhada ou para conhecer os centros culturais, como o Paço das Artes, fundado em 1970, e o MAC, que foi criado há quase 50 anos, com a coleção particular de Francisco Matarazzo Sobrinho. Gostaria de ver, um dia, os muros da USP na Marginal Pinheiros trocados por grades, para que mais pessoas pudessem aproveitar a paisagem. Há muito a ser feito na região. Ainda assim, o Butantã tem o mérito de acompanhar o crescimento de São Paulo, preservando seus patrimônios históricos e ambientais.

Andrea Matarazzo é secretário estadual de Cultura de São Paulo. E-mail: amatarazzo@sp.gov.br

Comentários