Senadores Aloysio Nunes e Alvaro Dias criticam decisão sobre caso Battisti



Foto: Cadu Gomes

O Líder do PSDB, senador Alvaro Dias (PR), e o senador Aloysio Nunes (PSDB/SP) criticaram, nesta quinta-feira (09/06), a validação pelo Supremo Tribunal Federal da decisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de negar a extradição do italiano Cesare Battisti. Por 6 votos a 3, a Corte determinou que Battisti fosse libertado. Com o resultado, Battisti ficará no Brasil e caberá ao Ministério da Justiça regularizar sua situação.

“A decisão do Supremo Tribunal Federal de libertar o italiano Cesare Battisti não deixa a imagem do Brasil ruim apenas diante do povo italiano. O Brasil não fica bem diante da comunidade democrática internacional. A justiça italiana, que é um dos poderes judiciários de maior reputação, credibilidade e respeitabilidade do mundo, condenou Battisti pelo assassinato de quatro pessoas, e o Brasil, com sua decisão, impede que ele retorne ao seu país para que se cumpra uma decisão judicial. É lamentável a decisão brasileira, que provoca um constrangimento internacional ao nosso país. Não há como entender a decisão do ex-presidente Lula neste caso. Os ministros do Supremo interpretam a legislação, portanto não cabia a eles decidir se o criminoso italiano seria ou não devolvido a seu país. O Poder Executivo sim foi responsável pela decisão de permitir ao senhor Battisti viver na boa vida das praias do Rio de Janeiro”. disse o Líder Alvaro Dias.

“Há uma enorme preocupação com a segurança pública, com a taxa de homicídios no Brasil, que é muito alta. Colocar na rua um assassino confesso, que é o Cesare Batisti, que foi condenado perante um sistema judicial de um País, com todo o direito de defesa que ele tem. Foi, na minha opinião, um dos exemplos mais clamorosos do ex-presidente Lula.Infelizmente, eu não conheço os argumentos jurídicos, mas os fatos são conhecidos. Cesare Batisti alegava razões políticas para se opor a um Governo democrático, de um dos países mais democráticos do mundo, um exemplo de País, onde funcionam os direitos humanos e as garantias individuais. Um modelo de País, do ponto de vista do seu Poder Judiciário. Ele se colocou contra esse regime, contra esse País, em vez de fazê-lo pela política do voto, resolveu lutar com armas na mão.E nisso matou pessoas inocentes, pais de família, agentes da ordem, policiais. A negativa de extradição é uma apologia ao crime, na minha opinião. Esse homem devia estar na cadeia do País onde ele foi condenado, que é na Itália”, disse o senador Aloysio Nunes.

O governo italiano expressou nesta quinta-feira seu “profundo desgosto” pela não extradição do ex-ativista de esquerda Cesare Battisti, e afirmou que irá recorrer da decisão brasileira em outras instâncias internacionais, inclusive no Tribunal Internacional de Justiça de Haia.

Veja o vídeo das entrevistas abaixo:

Fonte: Cristiane Salles e Izabela Fernandes – Assessoria de Comunicação da Liderança do PSDB no Senado

Comentários