Oposição aceita trocar convocação de Palocci por convite


Integrantes do governo negociam para que o ministro Antonio Palocci (Casa Civil) vá à Câmara dar explicações sobre o fato de seu patrimônio ter aumentado pelo menos 20 vezes de 2006 para 2010, como revelou reportagem da Folha. 

A articulação está sendo desenhada, no Congresso, entre o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), o líder do governo, Cândido Vaccarezza (PT-SP), e o líder do PMDB, Henrique Eduardo Alves (RN). 

Marco Maia conversou mais cedo com integrantes da oposição para ver a possibilidade de eles desistirem da convocação e aceitarem aprovar um requerimento de convite ao ministro. 

"Não vamos fazer um cavalo de batalha se ele [Palocci] tem que falar em uma comissão presidida pelo DEM, se vem com convite ou convocação. O importante é que o ministro venha", disse o líder do DEM, ACM Neto (BA). 

A convocação de Palocci já foi aprovada, na semana passada, na Comissão de Agricultura da Câmara. A ideia, porém, é que Maia cancele a convocação. A desculpa seria a de que que o presidente da comissão, Lira Maia (DEM-PA), não respeitou a vontade da maioria e nem esperou 24 horas entre a apresentação do requerimento e a sua votação. 

A possibilidade de Palocci ir à Câmara ganhou força na noite de ontem, após o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, arquivar as representações contra o ministro. O entendimento entre os líderes governistas da Câmara foi o de que Palocci ganhou uma sobrevida e poderia permanecer no cargo se apresentasse mais explicações públicas, dessa vez na Câmara. 

Mais cedo, Marco Maia deu sinais de que poderia adiar sua decisão sobre o cancelamento ou não da convocação de Palocci para amanhã, após finalizar o acordo com o Palácio do Planalto. "Estou conversando com os líderes, vendo as repercussões", afirmou ele à Folha. 

"Para mim é indiferente se o Marco Maia responder [sobre a convocação] hoje ou amanhã. De novo, o importante é que o Palocci venha", disse ACM Neto. "Na minha opinião, ele [Maia] está percebendo que se cancelar a convocação vai ser muito ruim para a câmara. Ele iria deixar de ser o presidente da Casa, para ser o presidente de alguns". 

Fonte: MARIA CLARA CABRAL - Folha.com

Comentários