Justiça investiga coleta de assinaturas de analfabetos para criação do PSD em Santa Catarina



Sequer foi criado e o PSD, partido elaborado pelo prefeito paulistano Gilberto Kassab, já é alvo de investigação em Santa Catarina. A Justiça eleitoral pediu abertura de uma investigação à Polícia Federal para apurar uma série de denúncias, que vão desde assinaturas de analfabetos na ficha de apoio à criação do partido até a inclusão de nomes de eleitores sem autorização.

As irregularidades foram detectadas na 78ª Zona Eleitoral, relativa aos municípios de Quilombo, Irati e Santiago do Sul, no interior do estado. O governador Raimundo Colombo já anunciou sua filiação à sigla. A Justiça não teria registrado problemas nas filiações feitas por integrantes do alto escalão.

Por conta das fraudes, a Justiça requereu ao MP a retenção das listas de filiação dos municípios e a requisição de inquérito à PF "para fins de de apuração de eventuais ilícitos de natureza criminal eleitoral", escreveu o juíz eleitoral da 78ª Zona Eleitoral, Manoel Donisete de Souza.

As irregularidades configuram crime previsto no artigo 350 do Código Eleitoral, com penas que variam de um a cinco anos de prisão, além de multa.

O prefeito Kassab não se manifestou sobre as denúncias contra o PSD em Santa Catarina.

Fonte: Flávio Freire - O Globo

Comentários