Especial: José Serra comenta Palmeiras x Corinthians


Pela segunda vez nesta temporada, o Palmeiras foi 'mais time', e o Corinthians nos derrotou



José Serra, um dos líderes do PSDB-SP

Pela segunda vez nesta temporada, o Palmeiras foi “mais time”, e o Corinthians nos derrotou. Espero um grande jogo na final, sem sofrer tanto.

Admiro os jogadores de futebol que se tornam, por 90 minutos, alvos da expectativa de milhares de pessoas presentes e milhões de testemunhas à distância. Admiro os técnicos, que têm de ser capazes de tomar decisões “frias” no calor da peleja. Admiro (quase sempre) o juiz, que precisa enxergar de longe e de primeira o que podemos ver e rever em câmera lenta, de perto e de vários ângulos (e ainda divergimos sobre o que vimos).

E invejo os comentaristas que são capazes de tirar conclusões equilibradas a respeito do que acabaram de ver e de fazer um texto com começo, meio e fim instantes depois do jogo! Admiro tudo isso mas quero sempre que meu time ganhe.

Comecei a tomar notas desde a execução do Hino Nacional. “Bacana a apresentação dos times com jogadores intercalados. Entre tantas metáforas de guerra no futebol, uma imagem sugerindo paz. Gostei”. Não cheguei a clicar no “Tweet” - os primeiros momentos do jogo foram pura beligerância. Pensei que Kleber não duraria até o fim (durou) e anotei um elogio ao Valdivia (saiu). “Ao menos temos o Lincoln!”, dizia, quando Felipão o chamou de volta para o banco por precisar de um zagueiro.

E assim fui, do começo ao fim, errando um palpite a cada dois minutos – mesmo número de faltas do primeiro tempo. “Nervoso desse jeito, o Tite ainda vai ser expulso” – e lá se foi Luis Felipe Scolari, que parecia um dos menos exaltados.

“Com um a menos e sem o Valdívia, Felipão expulso, o Palmeiras vai se perder completamente”. Errei de novo: o Palmeiras voltou para o segundo tempo jogando bem e fez um gol! “Com um a mais e em desvantagem no placar, o Corinthians não vai conseguir se recuperar”. Gol do Corinthians. “Desse jeito, vai acabar nos pênaltis”. Infelizmente, acertei esse.

“Já vi tudo. Kleber é craque; Marcos Assunção cobra faltas muito bem; Márcio Araújo arrebentou no segundo tempo – pela “lógica” do futebol, um deles vai perder o pênalti”. Feliz com com esse palpite errado, pensei: “Agora é nosso”.

Não foi. Julio Cesar, novamente, teve participação fundamental. Pela segunda vez nesta temporada, o Palmeiras foi “mais time” e o Corinthians, brigador como sempre, nos derrotou. É do jogo. Se fosse tudo lógico e previsível, não haveria tanto interesse nos comentários depois da partida, não haveria tanta graça na profissão de jogador (a possibilidade de um único lampejo, um lance que fosse decisivo seria bem menor) e haveria menos graça no “ofício” do torcedor.

Em um dia como hoje eu abriria mão tranqüilamente do privilégio de ser comentarista (e de tantas emoções como torcedor...). Mas fiquei contente com os aplausos da torcida ao Palmeiras na saída; a temporada mal começou, e o time tem boas perspectivas em 2011. Quanto à final do Paulista – espero, sinceramente, que seja um grande jogo, que dê prazer a quem já não tem tantas razões para sofrer com a partida. Que vença o... Bem, que vença o melhor!

Candidato do PSDB à presidência da República na eleição do ano passado, José Serra é palmeirense.
O LANCE! tentou contatar também o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, corintiano, mas não obteve sucesso.

Fonte: Lancenet

Comentários

  1. Anônimo2/5/11 16:56

    0i sou corintiniano da velha guarda.Do tempo de Oberdan e Domingos da Guia.Concordo totalmente com os comentarios do Serra
    Saudações corintianas
    JBF

    ResponderExcluir

Postar um comentário