23 Viradas Culturais Artigo de Andrea Matarazzo


A Virada Cultural é prova de que oferecer cultura de qualidade é garantia de sucesso. Os números de público impressionam mais a cada ano e hoje a Virada pode ser considerada o maior evento cultural do estado, pela quantidade de atrações e pela abrangência. Isso porque ela foi abraçada pela população, que encontra espetáculos de artistas consagrados e descobre novidades culturais. Ao longo de 24 horas, há opções para todos os gostos, nos mais variados gêneros artísticos. E é no meio desta maratona cultural que as pessoas redescobrem as cidades, revitalizando regiões centrais e ocupando parques, teatros, cinemas e outros espaços públicos. 

Por meio desse grande evento, são colocadas em prática missões fundamentais da cultura: facilitar o acesso de toda a população do estado a atrações culturais de qualidade, fomentando a formação e o desenvolvimento de artistas e plateia, inclusive em regiões afastadas dos grandes centros. É a mesma filosofia de ações como a Viagem Literária e o Circuito Cultural Paulista, que também promovem eventos culturais gratuitos no interior e no litoral. A Virada Cultural Paulista foi implantada em 2007, pelo então governador José Serra, inspirada pelo sucesso da Virada da capital, também criada por Serra. A estreia, em dez cidades, teve um público de mais de 200 mil pessoas. Neste ano, a Virada Cultural Paulista chega a 23 cidades, com mil atrações e a expectativa de receber 1,5 milhão de pessoas. 

No ano passado, estive no sensacional show da cantora americana Cat Power, em São José dos Campos, e pude sentir a importância de eventos como esse, que incentivam as pessoas a sair às ruas da cidade, dando nova vida aos locais em que a Virada acontece. Vale olhar o site (www.viradaculturalpaulista.sp.gov.br), traçar a programação e aproveitar o evento que começa no sábado, dia 14, e termina às 18h de domingo, em 23 municípios.

Andrea Matarazzo é secretário estadual de Cultura de São Paulo. E-mail: amatarazzo@sp.gov.br

Comentários