Twitter: Erros cometidos por perfis de governos


Tenho observado o uso do Twitter por várias instituições governamentais, autoridades e agentes públicos. No geral, tudo bem. Mas alguns cometem erros absurdos. Por isso, decidi relatar alguns dos mais comuns. 
Para iniciar, comentarei sobre alguns erros que observei no uso do Twitter em perfis oficiais de instituições públicas e governamentais. 

Um dos piores erros nos perfis de instituições públicas governamentais, é o responsável pelo Twitter querer "interagir" com os seguidores. Sempre acaba dando opinião pessoal, desvirtuando o objetivo de um perfil institucional. Exemplo é o @blogplanalto, perfil oficial da Presidência da República,  que por várias vezes, o responsável pelo perfil travou debates "ideológicos" com seguidores. Chegando a usar de ironias e até ofensas.

Mensagem do @blogplanalto ironizando uma crítica feita por mim
 
Os responsáveis pelo @blogplanalto além de criticar e ironizar seguidores, também bloqueiam aqueles que fazem críticas ao conteúdo postado no perfil oficial da Presidência da República. Veja links abaixo:
Editor do Blog do Planalto posta mensagem com tom de ameaça a blogueiro
Dilma muda Blog do Planalto e o torna mais 'institucional'

Um perfil de uma instituição pública deve informar suas atividades, divulgar eventos, serviços, notas oficiais, esclarecer dúvidas, responder perguntas, receber e encaminhar aos responsáveis críticas, elogios e sugestões. Nunca publicar comentários pessoais de seus administradores ou ironizar críticas feitas por seguidores. Tampouco bloquear qualquer cidadão, impedindo o acesso ao seu conteúdo.

Outro mal uso que observo em alguns perfis governamentais, é quando o Twitter oficial da instituição promove de forma exagerada o titular da pasta. Muitas vezes são postadas mensagens com única intenção de enaltecer o referido agente público. Postam mensagens e links de artigos e matérias sem nenhuma relação com o cargo que exerce. Ou retuitam posts do perfil pessoal deste agente, sem que ela  tenha alguma relação com sua atividade no órgão público. 

Os erros mais famosos de perfis de órgãos públicos no Twitter ocorreram por despreparo dos profissionais ou por falta de atenção. Dois casos muito parecidos ocorreram com os perfis do Supremo Tribunal Federal - @STF_oficial  - e da Secretaria da Cultura de São Paulo - @CulturaSP. Que postaram, em momentos distintos, mensagens com ironias ao presidente do Senado José Sarney:

Mensagem do @STF_oficial 

Mensagem da @CulturaSP


Certamente, nos dois casos, o responsável pelo Twitter, pensou estar postando em seu perfil pessoal, mas a mensagem foi parar na página oficial da instituição. 

Outra coisa que acho arriscado, é o uso de linguagem informal para no perfil oficial de instituições governamentais. Se exagerar no tom, pode descaracterizar o perfil. Além de correr o risco de cometer erros ou causar interpretação dúbia, obrigando explicações posteriores.
O uso do perfil do Twitter por autoridades e demais agentes públicos, também requer atenção. Abordarei este tema em outro artigo.

WELBI MAIA BRITO
Editor


Comentários