Tucano que já pediu 2 cassações vai relatar caso Jaqueline Roriz


Em relatórios anteriores, Carlos Sampaio defendeu afastamento, mesmo quando se tratava de fato anterior ao mandato

O presidente do Conselho de Ética, José Carlos Araújo (PDT-BA), escalou um promotor de Justiça com fama de rigoroso para relatar o caso da deputada Jaqueline Roriz (PMN-DF), flagrada recebendo R$ 50 mil em 2006 no escândalo do "mensalão do DEM". O nome de Carlos Sampaio (PSDB-SP) foi anunciado nessa terça-feira,22, após sondagem feita por Araújo com vários partidos.

O relator afirmou ao Estado que seu papel é dar contexto ao que mostraram as imagens, divulgadas com exclusividade pelo jornal. "São imagens contundentes, mas é preciso contextualizar. Não sei ainda o que ela vai dizer, como vai justificar."

Apesar da força das imagens, Sampaio quer evitar um posicionamento sobre o mérito. "Não se pode prejulgar ou achincalhar alguém antes de analisar as provas. Temos de nos posicionar como magistrados". O primeiro assunto que o relator pretende esclarecer é a jurisprudência do Conselho de Ética sobre casos anteriores ao mandato. Sua ideia inicial é apresentar no parecer a questão da temporalidade como uma preliminar.

Por esse formato, o Conselho decidiria se pode ou não julgar Jaqueline, antes de analisar o mérito das acusações. O histórico de Sampaio indica que ele deverá defender que Jaqueline seja julgada, mesmo se tratando de episódio anterior ao mandato.

Fonte: Eduardo Bresciani - estadão.com.br

Comentários