Serra defende implantação do voto distrital em 2012


O ex-governador de São Paulo José Serra (PSDB) defendeu nesta quarta-feira mudanças no sistema eleitoral brasileiro que permitam a implantação do chamado voto distrital nas eleições municipais de 2012.

Serra participa de reunião com bancada do PSDB no Senado

Durante reunião da bancada do PSDB no Senado, Serra apresentou proposta que prevê a implantação do modelo nos municípios onde houver segundo turno (com mais de 200 mil eleitores) nas eleições para as Câmaras de Vereadores.

Segundo o tucano, o Congresso pode promover a mudança por projeto de lei, sem a necessidade de mexer na Constituição Federal.

"É uma mudança parcial no sistema eleitoral brasileiro para melhor que poderá ter um efeito de demonstração com relação ao futuro. Há muitas questões relevantes que vão ficar num impasse dentro do Congresso por muitas divergências", afirmou.

Pela proposta do tucano, os maiores municípios brasileiros seriam divididos em distritos --e cada um deles elegeria um vereador. A cidade de São Paulo, por exemplo, seria dividida em distritos com 150 mil eleitores --cada um com o direito de eleger o seu vereador.

"Hoje numa cidade como o Rio de Janeiro, que tem mais de 4 milhões de eleitores, um vereador tem que disputar voto nesse universo. É uma campanha caríssima e ele não fica ligado a um lugar específico do Rio, que é o que acontece com outros países de democracia em que cada distrito tem o seu vereador", afirmou.

DISTRITAL MISTO

Apesar da proposta de Serra, o PSDB caminha para formar unidade em torno do chamado voto distrital misto com lista fechada. O partido vai defender o modelo na comissão de reforma política do Senado, com o aval da cúpula da legenda.

"O distrital misto pode progredir e nós defendemos. Há muito consenso em torno da posição do partido no plano da reforma eleitoral. A gente vai trabalhar juntos, unir Senado e Câmara, e ajustar o nosso trabalho para que a gente não tenha dispersão. O risco desse tipo de reforma é a dispersão", disse o presidente do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE).

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) disse concordar com a proposta de Serra. Mas afirmou que ela não está na pauta da comissão da reforma política --por isso o partido deve se unir em torno do voto distrital misto.

"A proposta que parece a mais adequada e que o PSDB tem encampado do é o voto distrital misto. Isso não privaria o Congresso Nacional de grandes nomes, de representantes de segmentos de pensamentos, que estariam aqui debatendo os grandes temas, mas que eventualmente não tenham base distrital", afirmou Aécio.

Os tucanos defendem o voto distrital misto com listas fechadas, com metade das cadeiras nas eleições proporcionais sendo preenchidas por deputados eleitos em cada um dos distritos e a outra metade pelas listas elaboradas pelos partidos. Desta forma, os eleitores votariam tanto nos candidatos quanto nos partidos --numa mudança em relação ao atual modelo do voto majoritário.

Fonte: GABRIELA GUERREIRO - Folha.com

Comentários