Senador Aloysio Nunes: conquistas das mulheres são de toda a sociedade



O senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) disse, em pronunciamento nesta quarta-feira (9), que as conquistas das mulheres brasileiras pertencem "ao conjunto da sociedade brasileira, porque o índice de desenvolvimento, de liberdade e de civilidade de um país, de uma sociedade, é medido pelo grau de respeito, de autonomia, de poder que têm suas mulheres". Na terça-feira (8), foi celebrado o Dia Internacional da Mulher.

O senador lembrou o papel das mulheres na luta pela redemocratização, citando Teresinha Zerbini, que dirigia o comitê pela anistia, e também Zuleika Alambert, uma das primeiras mulheres a exercer mandato legislativo no estado de São Paulo. Zuleika foi deputada estadual na Constituinte Paulista de 1947 pelo Partido Comunista do Brasil e ocupou o cargo até seu partido fosse colocado na ilegalidade.

Mais tarde, Zuleika começou a se interessar pela luta pela emancipação da mulher e tornou-se uma militante feminista. O senador informou que pretende apresentar o nome dela como candidata a receber o Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz .

Durante a redemocratização, acrescentou o representante paulista no Senado, surgiu "uma quantidade enorme de pequenos jornais de mobilização de mulheres no meio dos trabalhadores". O senador lembrou que "seções sindicais de mulheres levantavam, no ambiente do trabalho, o tema da luta pela igualdade de salários com condições de trabalhos iguais".

O senador considerou paradoxal, no entanto, a atual escassez de mulheres nos órgãos de direção do movimento sindical. O senador propôs que, respeitando-se a autonomia dos sindicatos, se estabeleça algum tipo de regramento para facilitar a ascensão das mulheres no mundo sindical.

O parlamentar recebeu apoio, em apartes, da senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) e dos senadores Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) e Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR).


Fonte: Agência Senado

Comentários