Para Líder do PSDB na Câmara, reajuste de 4,5% na tabela do IR é extorsão


O reajuste de 4,5% na tabela do imposto de renda comunicado hoje pela presidente Dilma Rousseff às Centrais Sindicais é uma forma de extorsão sobre a renda do trabalhador, na opinião do Líder do PSDB na Câmara, Duarte Nogueira (SP). “Essa é mais uma etapa no processo de apropriação indevida que o governo faz sobre o rendimento do trabalhador. Primeiro foi a aprovação do salário mínimo sem aumento real e agora é o reajuste da tabela abaixo da inflação e sem reposição da perda do ano anterior. A inflação de 5,9%, em 2010, foi acima da meta de 4,5%“, afirma.

Segundo Nogueira, os 4,5% de reajuste pretendidos pelo governo estão baseados sobre o centro da meta inflacionária para este ano, embora os indicadores apontem para uma inflação maior para o período. “Essa forma de reajuste nada mais é do que um aumento da carga tributária sobre o trabalhador“, disse.

O Líder afirma que o PSDB irá defender o reajuste de 5,9%. Neste sentido, Nogueira já apresentou o projeto de lei 497/2011 e emenda à Medida Provisória 517. Dependendo da forma como a matéria for encaminhada ao Congresso – se por MP ou Projeto de Lei – o PSDB pedirá o apensamento das proposições feitas.

Para Nogueira, a portaria que regulamenta a participação de representantes de empregados nos Conselhos de Administração de empresas públicas, sociedades de economia mista e suas subsidiárias, assinada pela presidente antes da reunião com as Centrais, nada mais é do que uma estratégia para facilitar a aprovação do não reajuste real da tabela. “O governo faz um afago aos sindicatos para depois prejudicar o trabalhador. Dá com uma mão e tira com outra“, disse.

Comentários

  1. Este assunto teria que ser repercutido no Brasil todo com a ação dos VEREADORES. Cada Câmara teria que ter um quadro de avisos de responsabilidade dos VEREADORES do PSDB, com recortes de jornais sobre o assunto e cada vereador deveria tratar disto em seus discursos.VEREADOR é o agente político mais próximo da população, tem que manter esta população informada.

    ResponderExcluir

Postar um comentário