Oposição diz que país está com 'freio de mão puxado'


Apesar de comemorar o PIB de 7,5% anunciado hoje, a oposição ao governo no Congresso diz que é preciso tomar cuidado com a inflação, já que a taxa básica de juros está elevada.

Ela afirma ainda que o país está com o "freio de mão puxado", pela "promoção da gastança".

Para o líder do PSDB na Câmara, deputado Duarte Nogueira (PSDB-SP), este crescimento não é sustentado porque o governo petista não aproveitou o cenário de expansão da economia para reduzir os gastos públicos, eliminar gargalos e promover as reformas estruturantes.

"A inflação está tomando força, a taxa básica de juros foi elevada ontem, o endividamento das famílias preocupa e a gastança do governo continua. Se esse ritmo for mantido, o futuro é incerto", disse.

Em resposta, o líder do governo na Câmara, Cândido Vaccarezza (PT-SP), afirmou que oposição está em dissonância com o país, que está comemorando o crescimento de 7,5% do PIB. O petista nega ainda que possa haver a volta da inflação na gestão da presidente Dilma Rousseff.

"Estamos ajudando a puxar para cima a média do crescimento mundial. Todos nós estamos comemorando o crescimento do país, só a oposição que não. [Com a inflação] não vamos fazer igual em 2003, qunado tínhamos taxas altíssimas e conseguimos consertar", afirmou.

Fonte: Maria Clara Cabral

Comentários