Executiva Federal inicia intervenção no DEM em São Paulo


O novo comando nacional do DEM dará início à tentativa de reestruturar a sigla em São Paulo.

Com a dissidência do prefeito paulistano Gilberto Kassab, que era presidente do partido no Estado, a Executiva Nacional fará, em etapas, uma intervenção no diretório estadual.

O primeiro passo será dado amanhã. Haverá a dissolução da comissão provisória nomeada pela Executiva após a saída de Kassab da chefia da sigla --o prefeito oficializou esta semana o lançamento de um novo partido, o PSD.

No entanto, os nomes dos novos caciques da legenda no Estado só deverão ser apresentados na próxima semana.

A Executiva Nacional deverá indicar políticos ligados aos novos mandatários da legenda, como o presidente recém-eleito, senador Agripino Maia (RN), e o líder da sigla na Câmara, Antonio Carlos Magalhães Neto (BA), além de nomes alinhados ao governo de Geraldo Alckmin (PSDB).

Entre os candidatos à presidência do DEM em São Paulo está o deputado federal Rodrigo Garcia. Aliado histórico de Kassab, Garcia diz ter rompido com o prefeito.

Como prova maior do afastamento, permaneceu no DEM e não acompanhou o padrinho político na criação do PSD.

Ainda assim, ele não conta com a confiança do Palácio dos Bandeirantes, que participa discretamente do processo de escolha do novo comando do Democratas em São Paulo.

Geraldo Alckmin quer chancelar o nome, na tentativa de garantir a continuidade da aliança do DEM com o PSDB no Estado.

RIO DE JANEIRO

A movimentação de Gilberto Kassab também desencadeou uma série de mudanças na estrutura do DEM em outros estados. Hoje, o ex-deputado Indio da Costa, que concorreu a vice-presidente na chapa de José Serra (PSDB) nas últimas eleições, comunicou esta noite à direção que deixará o partido.

O pedido de desfiliação será entregue amanhã. Indio almoçou hoje com o prefeito Gilberto Kassab, em São Paulo. A expectativa é que ele assuma a estruturação do PSD no Rio de Janeiro, seu berço político.

Determinado a concorrer à prefeitura da capital fluminense, Indio entrou em choque com ala do DEM comandada pelo ex-prefeito Cesar Maia e seu filho, o deputado Rodrigo Maia, ex-presidente da sigla.

Cesar pretende viabilizar a candidatura do filho para o cargo que Indio almeja disputar.

Daniela Lima - Folha.com

Comentários