Aécio diz que PSDB apresentará emenda para garantir voto distrital misto


Apesar de a Comissão Especial da Reforma Política ter aprovado a adoção do sistema eleitoral proporcional fechado, o senador Aécio Neves (PSDB/MG), que se absteve na votação, disse que o partido vai continuar defendendo o voto distrital misto com lista fechada – metade das cadeiras é preenchida por parlamentares eleitos diretamente e metade pelas listas partidárias. 

“A expectativa do PSDB era de que, se não houvesse uma maioria, pudéssemos construir um espaço para um novo entendimento com os outros senadores. Iremos apresentar no plenário do Senado emenda para defender nossa posição, que é o voto distrital misto com lista fechada”, justificou Aécio.

Se essa proposta de modelo passar nos plenários do Senado e da Câmara, o eleitor irá votar no partido político, e não mais nos candidatos. A lista dos candidatos será definida em convenção partidária. O próximo encontro da Comissão será na próxima terça-feira (05/04), às 14h. Os temas debatidos serão o financiamento de campanha, a cláusula de desempenho, filiação partidária, domicílio eleitoral e fidelidade partidária.

Fonte: Patrícia Mazzilli - Assessoria de Comunicação da Liderança do PSDB no Senado

Comentários

  1. se o xico for pra vice eu uqero um ap no jardins, em sao paulo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário