Senador Alvaro Dias diz que PSDB pleiteará a Comissão de Infraestrutura


O líder do PSDB, senador Alvaro Dias, afirmou aos jornalistas, logo após o encerramento da reunião de líderes, nesta terça-feira (1º) que por não terem chegado a um acordo sobre a destinação das comissões, o PSDB continuará pleiteando o que lhe cabe regimentalmente, ou seja, obediência ao critério da proporcionalidade.

O partido, com 11 parlamentares, é o terceiro mais numeroso na Casa e optará pela Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI). Os primeiros a escolherem as comissões são o PMDB, com 20 parlamentares, e o PT, com 15.

- O partido resolveu respeitar a tradição, assumiu a proporcionalidade como forma de defender seus interesses de minoria. Se trabalhássemos contra a proporcionalidade, estaríamos dizimando a oposição dentro do Congresso Nacional - afirmou.

Alvaro Dias disse que o atual modelo de funcionamento do Senado é um "modelo de continuísmo" que interessa à maioria que mantém o status quo, com o qual, segundo ele, o PSDB discorda. Admitiu, no entanto, a necessidade de o partido adaptar-se. O parlamentar concluiu que se o PSDB assumisse postura contrária à indicação do partido majoritário, o PMDB, não teria direito a pleitear cargos na Mesa e nas comissões e, com isso, não teria instrumentos para a participação política.

DEM fica com CRA e Ouvidoria

O atual líder do DEM, senador José Agripino (RN), disse à imprensa que o partido deverá ficar com a presidência da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA), que caberá ao senador Jayme Campos (MT).

Também ficou decidido, na reunião, que o DEM terá ainda a Ouvidoria, que ficará a cargo da senadora Kátia Abreu (TO).

Fonte: Cristina Vidigal / Agência Senado

Comentários