Dilma decide indicar Luiz Fux para o STF


Nome precisa passar pelo crivo do Senado; ministro vai suceder Eros Grau

A presidente Dilma Rousseff decidiu indicar o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Luiz Fux para a vaga de Eros Grau no Supremo Tribunal Federal (STF). A decisão, ainda não anunciada oficialmente pelo Palácio do Planalto, foi confirmada por senadores do PT e virou assunto no Congresso. "Outro golaço da presidente Dilma com a indicação de Luiz Fux para o STF. Um craque!", disse o senador Delcídio Amaral (PT-MS), em seu perfil no Twitter. A escolha de Dilma precisará ser oficializada e encaminhada ao Senado, a quem cabe sabatinar os postulantes a postos no Supremo.

A decisão da presidente veio à tona no mesmo dia em que ela participou da abertura do ano judiciário, solenidade que marca a retomada das atividades do STF. Durante a manhã, havia uma expectativa de que o presidente da corte, Cezar Peluso, fizesse uma cobrança pública da indicação, já que muitos ministros queixam-se da sobrecarga de processos com a ausência, por mais de seis meses, de um plenário completo - são 11 os ministros do STF. Peluso optou pela discrição e fez um discurso de tom institucional. Já o colega Gilmar Mendes, a quem sucedeu no posto mais alto do Judiciário brasileiro, atuou como uma espécie de porta-voz dos colegas ereclamou da demora.

Demora - A cadeira vazia no Supremo acabou causando uma das situações mais inusitadas da trajetória do tribunal: um incômodo empate na votação sobre a Lei da Ficha Limpa, quearranhou a imagem da corte. Uma das primeiras tarefas do novo ministro, após formalização no cargo, será a de participar de nova discussão sobre o futuro do terrorista italiano Cesare Battisti, que teve a extradição requerida pela Itália por causa da acusação de quatro homicídios na década de 70. 

O então presidente Lula contrariou entendimento do STF e concedeu refúgio a Battisti em seu último dia no cargo. Agora, o caso será novamente debatido pelos magistrados mais influentes do país, que decidirão se, afinal, os argumentos apresentados pelo então chefe do Executivo para insistir em manter o terrorista no Brasil são válidos. A expectativa é grande para saber se o tribunal vai conseguir desfazer o nó jurídico e político que ele mesmo criou. Outros assuntos polêmicos, como o julgamento do mensalão, também estarão na pauta dos ministros em 2011. O ano promete ser quente.
Perfil - Luiz Fux nasceu no dia 26 de abril de 1953, em uma comunidade judaica do Rio de Janeiro. Seu pai era romeno e seus avós, judeus, vieram para o Brasil fugidos da perseguição nazista durante a Segunda Guerra Mundial. Na juventude, tocou guitarra em uma banda da faculdade e tornou-se faixa preta em Jiu-Jitsu. Formou-se em Direito na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), em 1976. Em 1995, passou em primeiro lugar no concurso para ser professor de Processo Civil no curso de Direito da mesma entidade.

Atual ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) – nomeado em 2001 pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso -, Fux sempre foi bem visto pelo meio jurídico para ocupar a vaga de Eros Grau por ser um juiz de carreira. Em 1979, passou, também em primeiro lugar, no concurso para Promotor de Justiça do Rio de Janeiro. Foi desembargador e juiz do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, publicou quase 20 livros e presidiu a comissão encarregada de elaborar o anteprojeto do novo Código de Processo Civil, enviado no ano passado ao Congresso. O maior cabo eleitoral de Fux foi o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral. 

Fonte: Mirella D'Elia e Luciana Marques - Veja.com

Comentários

  1. Anônimo1/2/11 17:15

    A Dilma, tirou da reta, pois o caso Battisti já fedia, pode até ser que continue, todavia não será mais um problema dela, inversamente, ocorreu com o Sergio Cabral "o queridinho do Planalto" que indicou o 11o ministro.
    Eu pensava assim como tantos outros, que pela lógica seria um eminente Magistrado paulista que muito colaborou na elaboração da Lei da "Ficha Limpa". mas..., ao menos temos uma lei que atende aos anseios populares!

    ResponderExcluir

Postar um comentário