Saúde de SP manda reforço médico para o Rio de Janeiro


Equipes são especializadas em resgates aeromédicos em locais de difícil acesso

A Secretaria da Saúde de São Paulo encaminhou na segunda-feira, 17, duas equipes médicas para auxiliar no atendimento de vítimas da catástrofe ocorrida na região serrana do Rio de Janeiro.

As equipes fazem parte do Grupo de Resgate e Atendimentos às Urgências (Grau), órgão da pasta, e são especializadas em resgates aeromédicos em locais de difícil acesso. Possuem treinamento especifico para rapel de helicóptero e atendimento remoto.

Juntamente com a equipe, formada por dois médicos e dois enfermeiros, a Secretaria encaminhou também material e equipamentos necessários para o atendimento, como laringoscópios e monitores portáteis.

O grupo possui experiência nesse tipo de ação. Já participou, em 2009 e 2010, de resgates em situações semelhantes em Maceió, Santa Catarina e São Luiz do Paraintinga. O pedido de ajuda foi feito pela direção do Hospital da Polícia Militar do Rio de Janeiro.

"Neste momento difícil por que passam algumas cidades brasileiras, é importante que haja solidariedade e apoio entre os governos. Por isso decidimos encaminhar esta equipe extremamente especializada em atendimento a urgências médicas em caso de desastres", afirma o secretário da Saúde de São Paulo, Giovanni Guido Cerri.


Da Secretaria da Saúde

Comentários