PSDB chega a acordo para liderança na Câmara


Em almoço realizado nesta terça-feira (11) no Rio de Janeiro, os dois concorrentes à liderança do PSDB na Câmara dos Deputados chegaram a um consenso e o deputado Duarte Nogueira (SP) foi escolhido o novo líder da legenda na Casa. O deputado Otávio Leite (RJ) retirou sua candidatura. “Fizemos um bom encontro. Tivemos um entendimento pela unidade partidária”, disse Duarte ao UOL Notícias após a reunião.
Segundo Nogueira, além da candidatura, foram discutidos os projetos da bancada do Rio de Janeiro. “Vamos ajudar ele em seus projetos políticos e contribuir para a política do Rio”, afirmou.
Leite confirmou o acordo e disse que o momento é de união no partido. “Teremos uma bancada menor e o governo está com mais força. Precisamos de harmonia interna. Não podemos nos dar ao luxo de disputas.”
Outros cargos da Câmara não foram discutidos no encontro. Para liderança da minoria está cotado Paulo Abi-ackel (PSDB-MG), indicação da bancada mineira. Depois, por ser a terceira maior bancada em número de deputados, o partido vai indicar o primeiro vice-presidente ou o primeiro secretário da Mesa (dependendo do que o PMDB, segunda maior bancada, escolher antes). Está cotado para receber essa indicação Eduardo Gomes (PSDB-TO).
O DEM, por sua vez, deve escolher seu líder em reunião marcada para o dia 31 de janeiro, também em Brasília. São, pelo menos, três candidatos: Marcos Montes (MG), Mendonça Prado (SE) e Onofre Agostini (SC). Parte do partido também apoia ACM Neto (BA) para o posto, mas o deputado ainda não se decidiu sobre a candidatura. Procurado pelo UOL Notícias, ele disse que “precisa analisar o que é melhor para a unidade da bancada”.

Fonte: Fábio Brand - UOL Notícias

Comentários