Entrevista com Secretario do Desenvolvimento Metropolitano Edson Aparecido


À frente da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Metropolitano, o político explica os objetivos e as expectativas da nova pasta criada por Alckmin.



André Alves – Diário do Comércio
Marcos Mendes/Luz
Edson Aparecido, o escolhido para estruturar a nova secretaria.
A grande novidade no secretariado do governador Geraldo Alckmin neste novo mandato foi a criação da Secretaria Estadual do Desenvolvimento Metropolitano, encarregada de elaborar políticas para as três regiões metropolitanas do estado: a da Grande São Paulo, com 39 municípios; a de Campinas, com 19; e a da Baixada Santista, com nove.

Caberá à nova pasta articular-se com as demais secretarias do estado para planejar, com os municípios, políticas para a melhoria da mobilidade urbana, saneamento básico, combate a enchentes, resíduos sólidos e segurança pública.

Edson Aparecido, deputado federal reeleito em 2010 e vice-presidente nacional do PSDB, foi escolhido para estruturar a nova secretaria, que incorpora a Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano S/A (Emplasa). Formado em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, ele iniciou a vida política na década de 70, no movimento estudantil, participando das principais campanhas pela redemocratização do País.

Ele exerceu mandato de deputado estadual por duas legislaturas (1998/2006) e foi líder do governo na primeira gestão de Geraldo Alckmin.

Em entrevista ao Diário do Comércio, Edson Aparecido fala sobre a secretaria e os desafios no comando da nova pasta. Confira os principais trechos da entrevista.

Diário do Comércio – O que é a Secretaria Estadual do Desenvolvimento Metropolitano? Quais os objetivos da nova pasta?
Edson Aparecido – Trata-se da única secretaria criada pelo governador Geraldo Alckmin. Atualmente, os grandes problemas do País localizam-se nas regiões urbanas com contorno de regiões metropolitanas. O papel da secretaria é fazer articulação com as demais secretarias do estado para planejar, junto com os municípios, políticas para a melhoria da mobilidade urbana, transporte, saneamento básico, combate a enchentes, tratamento de lixo, resíduos sólidos, segurança pública, entre outras questões. Esse planejamento será feito pela Empresa Paulista de Planejamento Metropolitano S/A (Emplasa), que passa a ser subordinada à secretaria.

DC – Qual a área de abrangência da nova secretaria?
Edson Aparecido – A secretaria trabalhará para as três regiões metropolitanas do estado: a da Baixada Santista, com nove municípios; a de Campinas, com 19; e a da Grande São Paulo, com 39. No futuro, discutiremos a inclusão dos aglomerados urbanos, que estão praticamente conurbados com as demais regiões metropolitanas. Esse é o caso de Jundiaí, Sorocaba e São José dos Campos, por exemplo.

DC – Quanto à Região Metropolitana de São Paulo, quais são os principais desafios e focos de trabalho?
Edson Aparecido – Mobilidade, transporte e saneamento, com políticas de combate às enchentes. O governador nos pediu para realizar, juntamente com a Secretaria de Saneamento, toda a revisão do Programa de Macrodrenagem dos 39 municípios em torno da capital. Além disso, como tarefa prioritária, está a criação do bilhete metropolitano para os vários modais, unindo as cidades quando possível. Nesta questão, contamos com grande apoio do prefeito Gilberto Kassab.

DC – E os projetos para a Baixada Santista e a região metropolitana de Campinas?
Edson Aparecido – Essas regiões apresentam muitos desafios. Temos problemas de logística na região do porto de Santos, tratamento de lixo e segurança pública. Em Campinas, temos problemas de mobilidade. A ampliação do aeroporto de Viracopos é fundamental, como o de Cumbica. São gargalos que temos de superar, visando, inclusive, à Copa do Mundo em 2014.

DC – O pré-sal e o consequente crescimento da Baixada Santista merecerão atenção da pasta?
Edson Aparecido – Certamente. Por meio da Emplasa, faremos um levantamento do impacto do pré-sal na região.

DC – Quais são suas expectativas para o trabalho que se inicia na secretaria?
Edson Aparecido – São extremamente positivas. Hoje em dia, como as cidades são conurbadas, os problemas não se restringem a um só município, mas a toda uma região. O governador Geraldo Alckmin teve muita sensibilidade e ousadia ao criar essa nova pasta.

Fonte: Blog do William

Comentários