Consórcio espera bons resultados com a criação de agências de assuntos metropolitanos


A secretaraia será comandada pelo Deputado Federal do PSDB Edson Aparecido


A criação da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Metropolitano, pelo governador eleito, Geraldo Alckmin, e a notícia dada pelo deputado federal José de Fillipi Júnior (PT) ao Repórter Diário de que almeja propor uma “agência ou instrumento de gestão”, em Brasília, que auxilie municípios e governos estaduais foi bem recebida com pela secretária executiva do Consórcio Intermunicipal do ABC, Eliana Bernardo da Silva.
Para Eliana, com o apoio estadual e, posteriormente, federal, as propostas do Consórcio terão três vezes mais chance de serem executadas. “Os prefeitos estão ansiosos para agendar uma reunião com o governador Alckmin e o secretário de Desenvolvimento Metropolitano (Edson Aparecido) para apresentar projetos”, destaca. O combate às enchentes, a prioridade do Consórcio no diálogo com o Governo do Estado, segundo a secretária executiva da entidade, será uma das primeiras demandas discutidas.
Quanto ao futuro projeto do deputado federal José de Fillipi Júnior, Eliana diz que é “maravilhoso” poder contar com respaldo a nível federal. “Eu já passei pela dificuldade de ir até o Ministério das Cidades apresentar algum projeto. Nunca recebemos atenção”, revela a secretária executiva. A expectativa, segundo Eliana, é que o trabalho dos prefeitos do ABC seja facilitado à medida que as discussões iniciadas no Consórcio avancem até uma secretaria específica.

Respaldo em Brasília 
Além do ex-prefeito de Diadema, José de Fillipi Júnior (PT), a região conta com mais dois representantes na Câmara dos Deputados, em Brasília: o ex-chefe do executivo bernardense, Willian Dib (PSDB) e o deputado reeleito Vicentinho (PT). A expectativa é que o ABC ganhe mais atenção e protagonize boa parte das discussões na capital nacional.
Fillipi revelou ao Repórter Diário, em Brasília, que as prioridades durante seu mandato são o transporte e o saneamento metropolitano. Segundo o deputado, em São Paulo, por exemplo, os prefeitos “não dão conta” dos problemas e o Estado “está distante” na esteira resolutiva. Na vertente do transporte, Fillipi cita que a maior metrópole do País tem um ritmo lento na expansão do metrô na comparação com outras localidades do exterior. Na seara do saneamento, o parlamentar destaca que os dois principais rios apresentam problemas que precisam de rápida solução.
Ainda na linha regional, o petista quer aproximar o contato do legislativo federal com o consórcio. A ideia é, periodicamente, reunir os parlamentares com os prefeitos para discutir as demandas do ABC.

Vicentinho comemora parceria em prol do ABC
Na visão de Vicentinho (PT), ter mais dois deputados defendendo a região do ABC em Brasília é uma felicidade. “Quero trabalhar em parceria com meus companheiros de bancada, independentemente das cores partidárias. Sofri muito aqui sozinho”, conta. Em seu segundo mandato, o deputado federal revela que continuará atuando em prol do direito dos trabalhadores e na luta contra a discriminação. A defesa do meio ambiente e das questões culturais também estão entre as prioridades do parlamentar.
O deputado William Dib, outro representante da região, não foi encontrado pela reportagem até o fechamento desta edição.

Blog: Blog do William
Natália Fernandjes – Repórter Diário

Comentários