Pelo Twitter, Alckmin anuncia mais três secretários em SP


Pastas são: Cultura, Esportes e Assistência e Desenvolvimento Social

Mais uma vez usando a ferramenta do Twitter, o governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) anunciou mais três nomes para compor seu secretariado. A divulgação dos escolhidos na internet ocorreu por volta de 14h.
Na Secretaria de Esportes, assume o neurocirurgião e professor Jorge Pagura (PTB), que é presidente da Federação Internacional de Natação. O deputado estadual Paulo Barbosa (PSDB) fica com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social. Andrea Matarazzo, que já foi ex-ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência e titular da Secretaria Municipal de Coordenação da Subprefeituras de São Paulo, está mantido e continua à frente da Secretaria de Cultura.
Na terça-feira (28), o governador adotou o mesmo modo: colocou no Twitter o nome dos três escolhidos minutos antes de conceder uma entrevista coletiva programada para esse anúncio oficial. O deputado estadual Bruno Covas (PSDB), que recebeu a maior votação para o cargo nas eleições deste ano, será o secretário do Meio Ambiente. O também deputado estadual Edson Giriboni (PV) chefiará a Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos. O deputado federal Márcio França (PSB) será o secretário de Turismo.
Até agora, 22 nomes foram escolhidos para a equipe.  Faltam quatro. O oitavo escolhido seria para a Secretaria de Comunicação, mas o governador afirmou não saber ainda se manterá essa pasta ou se ela vira coordenadoria.

Trajetória
Bruno Covas é neto do ex-governador de São Paulo Mario Covas. Ele formou-se advogado pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco (USP), é economista pela PUC-SP e tem mestrado em finanças públicas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Foi eleito deputado estadual pelo PSDB, em 2006, com 26 anos de idade, quando obteve mais de 122 mil votos. Nas eleições deste ano, reelegeu-se com cerca de 239 mil votos, tornando-se o deputado mais votado do estado.
Giriboni foi deputado estadual pela primeira vez em 2006 e reelegeu-se neste ano. Por dois anos consecutivos, exerceu o mandato de vice-prefeito de Itapetininga, foi superintendente da Ferrovia Paulista S.A. (Fepasa) e é, atualmente, vice-presidente da Comissão de Finanças e Orçamento da Assembleia. Formou-se em engenharia civil pela Escola Politécnica da USP e administração de empresas pela Associação de Ensino de Itapetininga, onde nasceu.
O novo secretário de Turismo, Márcio França, elegeu-se prefeito de São Vicente duas vezes e chegou à Câmara Federal pela primeira em 2006, sendo reeleito neste ano. É o presidente do PSB em São Paulo e secretário nacional de Finanças do partido. França, que é formado em direito pela Universidade Católica de Santos, filiou-se à legenda em 1988.
 
Confira os nomes já anunciados pelo governador

Sidney BeraldoSidney Beraldo (Foto:
Divulgação)
 
Casa Civil - Sidney Beraldo
Formado em administração de Empresas e pós-graduado em Gestão Empresarial. Iniciou a vida pública como vereador (1977-82) e prefeito de São João da Boa Vista (1983/88). Em 1994, elegeu-se deputado estadual pelo PSDB, cargo para o qual foi reeleito em 1998, 2002 e 2006. Foi presidente da Assembleia Legislativa (2003/2005), eleito por unanimidade. Na casa, também exerceu as funções de líder da Bancada do PSDB, líder do Governo Mario Covas e a presidência das Comissões de Cultura, Ciência e Tecnologia e Economia e Planejamento.Foi relator dos projetos de renegociação da dívida do Estado, Programa Estadual de Incentivo ao Desenvolvimento,Regularização de Mananciais e Privatização das Energéticas. Presidiu o Diretório Estadual do PSDB até dezembro de 2006. De janeiro de 2007 a abril de 2010, foi Secretário Estadual de Gestão Pública. Desligou-se do cargo para assumir a coordenação-geral da campanha de Geraldo Alckmin ao governo do Estado.
Admir GervasioAdmir Gervasio
(Foto: Divulgação)

Casa Militar – Coronel Admir Gervásio
O coronel Admir Gervásio Moreira, que é bacharel em Ciências Jurídicas, ingressou na Polícia Militar em setembro de 1975. Exerceu as funções chefe da 3ª seção do Estado Maior, foi comandante do policiamento na zona norte na capital paulista e exerceu também o cargo de comandante do Policiamento Metropolitano de São Paulo. Desde maio de 2010, desempenha a função de corregedor da PM. Foi soldado e realizou os cursos de Formação de Oficiais e Superior de Polícia.
Linamara Linamara Battistella
(Foto: Divulgação)
Direitos da Pessoa com Deficiência – Linamara Rizzo Battistella
Atual titular da secretaria, foi diretora do Instituto de Medicina de Reabilitação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (IMREA) por mais de 20 anos, antes de ser nomeada Secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em 2008. Linamara Rizzo Battistella é médica fisiatra e professora da Faculdade de Medicina da USP. Possui Doutorado e Livre Docência em Fisiatria, sendo responsável por Disciplinas na Graduação e Pós Graduação Médica. É coordenadora do Grupo de Trabalho do Comitê de Humanização do Hospital das Clínicas de São Paulo.
Giovanni Giovanni Cerri
(Foto: Divulgação)
Saúde – Giovanni Guido Cerri
Atual diretor da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), cargo que já exerceu entre 2002 e 2006, é também atual presidente dos Conselhos Diretores do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo e do Instituto de Radiologia do HC. e presidente do Conselho Deliberativo do Hospital das Clínicas. Médico radiologista, possui Doutorado e Livre Docência pela FMUSP e é professor titular da instituição.
Guilherme AfifGuilherme Afif
(Foto: Divulgação)

Desenvolvimento - Guilherme Afif Domingos
É o vice-governador eleito na chapa de Geraldo Alckmin. Afif presidiu a Associação Comercial de São Paulo duas vezes e foi deputado federal constituinte. Formado em administração de empresas pela Faculdade de Economia do Colégio São Luís, presidiu o Banco de Desenvolvimento do Estado de São Paulo (Badesp) em 1976, e foi presidente do conselho do SEBRAE em 1995. Foi secretário estadual de Agricultura e Abastecimento (1980) e secretário estadual de Emprego e Relações do Trabalho (2007-2010).
Saulo de Castro Abreu Saulo de Castro Abreu
(Foto: Divulgação)
Transporte e Logística - Saulo de Castro Abreu Filho
Mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC), atuou como professor na mesma universidade. Depois de assumir várias comarcas em cidades do interior e da Grande São Paulo, passou a titular do 1º Tribunal do Júri da Capital. Foi Corregedor Geral da Administração do Governo do Estado de São Paulo (1995-2000), presidente da Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor (Febem), atual Fundação Casa (2001), e Secretário da Segurança Pública (2002-2006).
Jurandir Fernandes Jurandir Fernandes
(Foto: Divulgação)
Transportes Metropolitanos - Jurandir Fernandes
É formado em engenharia pelo ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e mestre e doutor em engenharia elétrica pela Unicamp. Entre 1993 e 1996, foi Secretário dos Transportes de Campinas e em 1999 foi diretor de planejamento da Dersa. No ano seguinte, foi diretor do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito). Na gestão Alckmin, entre 2001 e 2006, Fernandes foi o secretário estadual de Transportes Metropolitanos. Foi presidente da ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos) entre 2001 e 2005. Entre 2007 e 2009, foi presidente da Emplasa (Empresa Metropolitana de Planejamento).
Andrea CalabiAndrea Calabi
(Foto: Divulgação )
Fazenda - Andrea Sandro Calabi
Foi secretário de Economia e Planejamento na gestão Alckmin (2003-2005), presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (1999-2000)  do Banco do Brasil (1999) e do Ipea (1985-1986 e 1995 a 1996). Foi chefe da Secretaria do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda e secretário-executivo do MInistério do Planejamento. Nascido em São Paulo, é PhD em Economia na Universidade da Califórnia. É formado em economia pela FEA-USP e concluiu mestrado em economia pelo IPE-USP.
Elival da Silva RamosElival da Silva Ramos
(Foto: Divulgação)
Procuradoria Geral do Estado - Elival da Silva Ramos
Chefiou a Procuradoria Geral do Estado entre 2001 e 2006 durante as gestões Alckmin e Lembo. É bacharel, mestre, doutor e livre-docente em direito pela Universidade de São Paulo, onde atua como professor titular de direito constitucional. Também leciona em cursos de especialização da Escola Superior do Ministério Público, da Escola Paulista de Magistratura, da Escola Superior da Procuradoria Geral do Estado e da Escola Superior de Direito Constitucional. Publicou cinco livros, todos de direito constitucional.
Emanuel Fernandes Emanuel Fernandes
(Foto: Divulgação)
Planejamento - Emanuel Fernandes
Foi secretário de Habitação na gestão Alckmin entre 2005 e 2006. Foi deputado federal reeleito em São Paulo. Foi prefeito de São José dos Campos, no Vale do Paraíba entre 1997 e 2000 e entre 2001 e 2004. É formado em engenharia aeronáutica pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica,  fez mestrado em análise de sistemas e é funcionário do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), onde trabalhou no programa espacial brasileiro.
Lourival Gomes Lourival Gomes
(Foto: Divulgação)
Administração Penitenciária - Lourival Gomes
Bacharel em Direito, Lourival Gomes dirige a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP). Ele foi secretário adjunto da mesma pasta desde 2006. Também foi integrante da Coordenadoria dos Estabelecimentos Penitenciários do Estado (Coespe) entre 1993 e 2000 e foi diretor da Casa de Detenção Professor Flamínio Fávero. Foi professor da Escola de Administração Penitenciária, nas disciplinas Lei de Execução Penal, noções de Direito Penal e controle de crieses. Participou do Conselho Penitenciário do Estado e do Conselho Estadual de Política Criminal e Penitenciária.
Ferreira PintoFerreira Pinto (Foto:
Divulgação )
Segurança Pública - Antônio Ferreira Pinto
Procurador de Justiça, Antônio Ferreira Pinto dirige a Secretaria da Segurança Pública. Ele começou a carreira no serviço público em 1964 como policial militar em Bauru, no interior de São Paulo, promotor de justiça na área criminal, e secretário adjunto da Secretaria da Administração Penitenciiária de abril de 1993 a julho de 1995. Em 1998, foi promovido a Procurador de Justiça.
 
Eloisa de Sousa ArrudaEloisa de Sousa Arruda

Justiça - Eloisa de Souza Arruda
Procuradora de Justiça, é diretora da Escola Superior do Ministério Público (ESMP). Foi promotora do Tribunal Penal Especial de Timor Leste. Graduada em direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), é mestre e doutora em direito penal pela mesma instituição. Ingressou no Ministério Público em 1985.
 
Herman Jacobus Cornelis VoorwaldHerman Jacobus
Cornelis Voorwald 
 
Educação - Herman Jacobus Cornelis Voorwald
Nascido em Rio Claro, tem 55 anos. É reitor da Universidade Estadual Paulista (Unesp) desde janeiro de 2009. Professor titular do Departamento de Materiais e Tecnologia da Unesp, ele é membro do Conselho Superior da Fapesp. Concluiu o mestrado no ITA, o doutorado na Unicamp e o pós-doutorado em uma instituição da Bélgica.
 
Silvio França TorresSilvio França Torres

Habitação - Silvio Torres
Nascido em São José do Rio Pardo, é empresário e formado em ciências sociais e jornalismo. Foi prefeito de Rio Pardo entre 1983 e 1988, deputado estadual e quatro vezes deputado federal. Também presidiu o PSDB em São Paulo entre 1995 e 1996.
 
Davi ZaiaDavi Zaia 
 
 
Emprego e Relações do Trabalho - Davi Zaia
Deputado estadual reeleito para um segundo mandato, Zaia é formado em Filosofia pela PUC-Campinas e possui especialização em Economia do Trabalho pela Unicamp. Foi presidente do Sindicato dos Bancários de Campinas, da Federação dos Bancários de São Paulo e Mato Grosso do Sul e membro do conselho de administração do Banco Nossa Caixa, eleito pelo corpo de funcionários. Em 1992, foi presidente do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos). É presidente estadual do PPS desde 2005.
Bruno CovasBruno Covas 

Meio Ambiente - Bruno Covas
Bruno Covas foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 2006, com apenas 26 anos. Em 2010, reelegeu-se para o cargo com 239.150 votos, tornando-se o deputado mais bem votado no Estado de São Paulo. É membro efetivo da Comissão de Finanças e Orçamento da Assembléia Legislativa. Atualmente, é presidente nacional da Juventude do PSDB. Natural de Santos, cidade de seu avô Mario Covas, é advogado formado pela Faculdade de Direito do Largo São Francisco (USP), economista pela PUC-SP e mestrando em Administração Pública e Governo, com foco em Finanças, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Márcio França Márcio França

Turismo - Márcio França
Márcio França, natural de Santos, foi prefeito da cidade de São Vicente por dois mandatos consecutivos (1997/2004). Em 2006, foi eleito pela primeira vez para o cargo de deputado federal e, logo em seguida, assumiu a liderança do PSB na Câmara dos Deputados. Em 2010, foi reeleito deputado federal. Atualmente, é presidente do PSB no Estado de São Paulo. Filiado ao partido desde 1988, Márcio França também é Secretário Nacional de Finanças do PSB. É formado em Direito pela Universidade Católica de Santos
Edson GiriboniEdson Giriboni 

Saneamento e Recursos Hídricos - Edson Giriboni
Edson Giriboni foi eleito deputado estadual pela primeira vez em 2006 e reeleito em 2010. Atualmente, é vice-presidente da Comissão de Finanças e Orçamento. Ex-presidente Comissão de Economia e Planejamento, foi membro efetivo da Comissão de Transportes e Comunicações. Foi vice-prefeito de Itapetininga por dois mandatos (1989-1992/2001-2004 - PV) e engenheiro da Ferrovia Paulista S/A (Fepasa) entre 1977 e 1999, sendo superintendente entre 1994 e 1999. É formado em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da USP e Administração de Empresas pela Associação de Ensino de Itapetininga, cidade onde nasceu.

Comentários