Orquidário Professora Ruth Cardoso é inaugurado no Villa-Lobos


Espécie híbrida de orquídea recebeu o nome da antropóloga



Os visitantes do Parque Villa-Lobos podem aprender sobre orquídeas e conhecer mais de perto a vida da antropóloga Ruth Cardoso. Para tanto, basta visitar o Orquidário Professora Ruth Cardoso, inaugurado hoje, 03.12, no Parque Villa-Lobos pelo secretário de estado do meio ambiente Pedro Ubiratan Escorel de Azevedo, que estava acompanhado do governador do Estado de São Paulo, Alberto Goldman, do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, do ex-governador José Serra e do ex-secretário Xico Graziano.
Na entrada do Orquidário, do lado esquerdo, os visitantes podem observar o painel com a biografia de Ruth Cardoso e fotos de diversas fases da vida da antropóloga. Já do lado direito, outro painel mostra o desenho do projeto do arquiteto Décio Tozzi e um poema escrito por Xico Graziano.
Após os painéis, bem de frente à entrada, em destaque, os visitantes podem conhecer a espécie de orquídea híbrida que recebeu o nome da professora. A Rhynchosophrocattleya Ruth Cardoso foi desenvolvida pelo professor de direito penal e admirador de orquídeas, Damásio de Jesus. A flor de tom vibrante, amarela com pequeno detalhe em vermelho, transmite a delicadeza de Ruth Cardoso.
O secretário Pedro Ubiratan ressaltou a dedicação de todos que trabalharam para concretizar a homenagem. “Para nós é uma satisfação. Todo mundo que trabalhou nesse orquidário o fez com muito empenho, principalmente por ser uma homenagem à D. Ruth Cardoso. Ele vai sempre vivificar a memória dessa grande brasileira que sempre fez tanto pela nossa sociedade, principalmente pelos mais carentes”, declarou.
Fernando Henrique Cardoso ficou emocionado. “Não há homenagem maior, mais bonita, do que dar o nome dela a uma orquídea. A Ruth era muito sensível a muitas coisas, mas especialmente às flores. Essa homenagem à Ruth é fraterna”, disse.
O governador Alberto Goldman ficou admirado. “De todas as homenagens à Ruth que já participei, essa é a que mais simboliza a Ruth Cardoso”, contou. “O orquidário é magnífico, não há outro igual”, afirmou Xico Graziano. Ele contou que escreveu o poema no momento em que teve a inspiração de fazer o orquidário, após o falecimento da antropóloga, em junho de 2008.
Damásio de Jesus contou como escolheu a orquídea para receber o nome da ex-primeira dama. “De todas as orquídeas floridas que eu tinha, escolhi esta. Sinto-me muito honrado de participar desta homenagem. Sempre haverá uma orquídea com o nome de Ruth Cardoso”, afirmou.
O Orquidário terá uma exposição permanente de orquídeas doadas pelo Instituto de Botânica de São Paulo – IBt, que possui mais de16 mil vasos de espécies coletadas em todo o Estado de São Paulo, além de doações de associações e outras entidades interessadas em colaborar.
O espaço de 523 m2, com um espelho d’água em volta, será a nova sede das oficinas de orquídeas e oferecerá informações para os visitantes sobre os cuidados que devem ter com a planta.
O diretor do Parque Villa-Lobos, Roberto Rosa, explicou como funcionará o espaço. “Vamos fazer uma gestão participativa com o Instituto de Botânica. Teremos uma exposição fixa e outras temporárias, com orquídeas de associações de orquidófilos, como o Círculo Paulista de Orquidófilos. Vamos trazendo as orquídeas conforme elas estiverem floridas”, afirmou.

Projeto
O projeto do Orquidário, elaborado pelo arquiteto Décio Tozzi, resulta em uma arquitetura contemporânea. A abertura no alto do Orquidário possibilita a circulação permanente de ar e a cobertura permite a entrada da luminosidade natural, ideal para a delicadeza da orquídea.
“O orquidário Professora Ruth Cardoso tem sua arquitetura inspirada nas formas de ‘habitat’ de culturas africanas, indígenas e pré-colombianas. Assim as soluções semi-enterradas do ‘habitat’ pré-colombiano e as ocas de tribos africanas e indígenas do Brasil, feitas de terra, assumem, através da tecnologia atual do aço e das peles transparentes, o desenho de uma Oca Diáfana homenageando assim a Professora Ruth Cardoso, com a expressão de culturas primitivas que, como antropóloga estudou e como cidadã sempre defendeu”, explica o arquiteto.
Nova sinalização
A nova sinalização do Parque Villa-Lobos também foi apresentada aos presentes. A indicação de quadras, estacionamentos, lanchonete, banheiros, áreas de convivência, teve a sinalização mudada para melhorar a prestação de informações aos usuários do parque e tornar o Villa-Lobos um lugar ainda mais agradável para o lazer e descanso dos paulistanos.
Uma homenagem ao maestro Heitor Villa-Lobos está na nova logo do Parque. A idéia principal foi criar uma imagem que mostrasse as ligações entre a música e a natureza, entre o Parque e o maestro, com uma linguagem inovadora que torne a identidade do parque única e atual. “Demorou em torno de um ano para desenvolver todo o projeto, que consiste desde o layout, até a definição das informações e das cores”, explicou Fernando Witcoske, coordenador do projeto e diretor da Percepção Design.

Fonte:  .

Comentários