Meu desafio como parlamentar jovem - Por Vinicius Caruso





            Na semana de 22 a 26 de novembro, participei do Parlamento Jovem Brasileiro, no qual exerci o mandato de Deputado Federal Jovem, representando o Estado de São Paulo. Na Câmara Federal tive a oportunidade de perceber a importância do exercício do mandato parlamentar e, conseguintemente, de sua complexidade.
            Brasília não é local para principiantes. Quando um político chega ao Congresso Nacional, ele deve estar ciente de sua missão e ter experiência para exercê-la (sendo participante ativo da vida partidária e pública, das mais variadas formas). Caso contrário, sentirá enorme dificuldade: na rotina, muito tensa e puxada; nas técnicas legislativas, no trato com os demais parlamentares, etc.
            Para quem deseja ser bom Deputado ou Senador, é fundamental que enquanto estiver em Brasília (na chamada “semana parlamentar”, de terça a quinta-feira), concentre esforços somente na atividade que lhe cabe. Não desejando que assim seja, vá passear na Europa ou nos Estados Unidos e dê uma “banana ao povo”: é mais fácil. É claro, ficar demais no Planalto Central também é prejudicial. Existe uma máxima nas Casas Legislativas que não deixa de ter seu fundamento: “No Brasil, a atividade parlamentar é desvinculada da atividade eleitoral. Quem fica muito em Brasília perde voto”. O deslocamento entre a capital e os estados de origem dos legisladores é necessário, para que o trabalho realizado por lá fique cadenciado com o relacionamento direto com a população.
            Vamos agora para a questão regional. Fui muito crucificado pela defesa veemente do Estado de São Paulo em detrimento de outros estados. Quem estava de fora esqueceu que fui eleito para fazê-lo! Acima de tudo, os maiores interessados pelo bom desempenho do meu mandato eram os PAULISTAS, e a eles dediquei-me integralmente. São Paulo sofre com sua representação quantitativa (ouso dizer, também, que sofre qualitativamente!) na Câmara Federal, que não reflete a realidade. Somos os maiores interessados pela reforma política! Ela já demorou para acontecer.
Na Casa do Povo Brasileiro, não basta você ser competente. Se você não tiver capacidade de articulação e não souber conviver “pacificamente” com seus pares, fica isolado naturalmente. E seu mandato escorre pelo ralo. Você vira mais um zumbi com o “broche dourado” entre 513 que se digladiam para conseguir alguma coisa.
A missão da nova bancada paulista (em especial, a tucana) é dura, mas não impossível. Será preciso muita união, abnegação e amor por São Paulo e seu povo. Será necessário, ainda, caminhar ao lado do Governador Geraldo Alckmin, representante maior de mais de 40 milhões de pessoas a quem chamamos de paulistas.
Meus votos são de pleno êxito à bancada tucana na Câmara dos Deputados, além do Senador Aloysio Nunes, que tem pela frente uma grande “pedreira”. Tenho certeza que todos desempenharão bem seus mandatos, fazendo valer o lema do Estado-Bandeirante:

PRO BRASILIA FIANT EXIMIA!
(Pelo Brasil façam-se grandes coisas)

.

Comentários