José Police Neto do PSDB é eleito presidente da Câmara de SP


O líder do governo, José Police Neto (PSDB), foi eleito presidente da Câmara de São Paulo na manhã desta quarta-feira com 30 votos. Seu opositor, Milton Leite (DEM), recebeu 25 votos.
A eleição pode ser considerada uma vitória para o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), que tentava obter o comando da Casa. Para a eleição, conseguiu agregar à candidatura do tucano partidos como PC do B e PDT, tradicionalmente oposicionistas, e PMDB, ligado ao "centrão", grupo que domina o Legislativo há seis anos.



José Police Neto, novo presidente da Câmara de São Paulo
José Police Neto, novo presidente da Câmara de São Paulo - Foto: Luiz Carlos Murauskas/Folhapress

Leite, apesar de pertencer ao mesmo partido de Kassab, é um dos principais líderes do "centrão". Formado por 17 vereadores, o grupo reúne integrantes de variados partidos, como PR, PTB e DEM, e atua como espécie de fiel da balança.
Quando se alia ao PT, derrota projetos de interesse do governo. Quando se alia ao governo, derrota a oposição.
Kassab nunca teve maioria na Câmara e sempre dependeu do "centrão" para aprovar seus projetos, negociando pontualmente com os integrantes do grupo, inclusive com troca de cargos em secretarias e subprefeituras.
O prefeito vê na eleição da Mesa uma maneira de romper com essa dependência.
Sem o comando da Mesa, o grupo perde a força de, por exemplo, definir as pautas das sessões e a composição das principais comissões.
Com a vitória de Police Neto, o "centrão" sai da eleição enfraquecido, sem controle da Câmara e com a dissidência de alguns de seus membros.
A "oposição oficial" deve crescer. Todo o PR, do atual presidente Antonio Carlos Rodrigues, um dos líderes do "centrão", deve cerrar fileiras com o PT. Com o quadro, a "oposição oficial" contaria com 16 dos 55 votos da Casa.
Após a eleição da Mesa, a Câmara deve votar o Orçamento de 2011, dando início ao período de recesso. Com isso, ficam para trás projetos como o aumento salarial do prefeito e secretários, que já tramita há meses na Casa. 

Fonte: Folha.com

Comentários