Líderes do DEM e PSDB formalizam apoio a Marco Maia à presidência da Câmara


Os líderes do DEM e do PSDB, os dois principais partidos da oposição, formalizaram na manhã desta quarta-feira apoio à candidatura do deputado Marco Maia (PT-RS) para a Presidência da Câmara na Legislatura que começa em 2011.
O acordo prevê que o PT comande a Casa nos próximos dois anos, e o PMDB, nos dois seguintes.
A argumentação utilizada pela oposição, pelo PT e pelo PMDB é a manutenção da proporcionalidade estabelecida nas urnas. O PT, como partido com maior bancada, tem direito de indicar o presidente. Por um acordo anterior, o PT definiu um rodízio com o PMDB.
O objetivo do apoio, segundo o líder do PSDB na Câmara, João Almeida (BA), é o "fortalecimento do Poder Legislativo, evitando disputas estéreis". Disputas, estas, continua, que poderiam excluir a oposição da Mesa Diretora.
"É um ganha-ganha, todos mantêm suas posições", definiu o líder do DEM na Câmara, Paulo Bornhausen (SC). Ele disse que falava com apoio da bancada.
Enquanto esses partidos se articulam, outro grupo de deputados, liderados pelo chamado "bloquinho" (PC do B, PSB e PDT), trabalha para lançar um segundo nome para a disputa. 

Fonte:  JOHANNA NUBLAT - folha.com

Comentários