Clima de interior na Zona Norte - Artigo de Andrea Matarazzo


Assim como ainda mantém em seu nome a palavra freguesia, antiga denominação para bairro, a Freguesia do Ó é um dos poucos bairros de São Paulo que conserva as características de uma tranquila cidade do interior. Com 430 anos, a Freguesia guarda paisagens do século passado, com árvores centenárias, ladeiras de onde se vê a cidade, construções antigas e o  Largo da Matriz, onde fica a igreja de Nossa Senhora do Ó, fundada em janeiro de 1901, depois que um  incêndio destruiu a antiga igreja.

O largo resume o espírito interiorano do bairro.  É lá que festas tradicionais acontecem, como a Festa do Divino Espírito Santo, comemorada  em abril, com a escolha do Imperador do Divino,  e a festa da padroeira do bairro, Nossa Senhora do Ó, em agosto.   Além da igreja, há casarões históricos no Largo da Matriz, vários deles têm novos usos. Há quatro choperias instaladas na parte baixa do largo, que atraem pessoas de toda a cidade. O mais famoso é o Frangó, não só por ser mais antigo, mas por oferecer 200 tipos de cerveja e uma das melhores coxinhas  da cidade. Ainda mais antiga que o Frangó, a Pizzaria Bruno existe há 70 anos, oferecendo uma pizza de massa fina, receita trazida diretamente da Toscana pelos avós dos atuais donos, além de uma vista maravilhosa da cidade.

Do distrito da Freguesia também faz parte o bairro de Brasilândia, marcado por ocupações irregulares. A  região sofre com ruas com problemas de conservação, poucas áreas verdes e falta de  lazer. Isso acarretou em aumento da violência e do vandalismo - até a igreja da matriz sofre com pichações.  Só recentemente isso começou a mudar.  A primeira edição da Virada Social, programa do governo do estado, foi realizada na Brasilândia, com grande impacto no índice de violência e sustentabilidade local. Previsto para inaugurar em 2012, a estação do metrô Freguesia também já muda para  melhorar  a vida da população, com a valorização da região.

Andrea Matarazzo é secretário estadual de Cultura de São Paulo.

Comentários

Postar um comentário