Surge movimento ‘pró-FHC’ na presidência do PSDB


A idéia nasceu de uma conversa do filósofo tucano José Arthur Gianotti com o deputado Raul Jungmann (PPS-PE).

Amigos comuns de Fernando Henrique Cardoso, os dois concluíram que só o ex-presidente dispõe de autoridade para reaglutinar a oposição.

Nos próximos dias, o diálogo de Gianotti (o intelectual mais chegado a FHC) e Jungmann (ex-ministro da era tucana) ganhará a forma de uma carta.

O texto será dirigido por Jungmann aos presidentes do PPS, Roberto Freire, e do PSDB, Sérgio Guerra. Vai propor:

1. Que FHC seja alçado à presidência do PSDB, em maio de 2011, para um mandato de dois anos.

2. Que coordene a reestrutação do tucanato e a elaboração de um “ideário” para o campo político da autodenominada socialdemocracia e da centro-esquerda.

3. Que comande os entendimentos que resultarão no lançamento, em 2012, do candidato que representará essas forças na eleição presidencial de 2014.

Para Gianotti e Jungmann, FHC é o único personagem capaz abortar a guerra fria que se instalou nos subterrâneos do PSDB.

De um lado, o grupo de São Paulo, liderado por José Serra. De outro, a ala de Minas Gerais, comandada por Aécio Neves.

Jungmann diz que a conflagração que se arma na principal legenda da oposição não inquieta apenas o PSDB. O armistício interessa também aos aliados.

Na opinião de Gianotti, FHC precisaria dispor de um secretariado que tocasse a burocracia partidária, liberando-o para cuidar exclusivamente da costura política.

Hoje, FHC é presidente de honra do PSDB. Resta saber: A) se tem energia para trocar o cargo decorativo pelo executivo. B) se o tucanato o quer no comando.

Fonte: Josias de Souza - Folha.com

Comentários

  1. A idéia é muito boa, e as motivações para a proposição são contundentes. PSDB deve unir-se, basta de rupturas internas, disputas entre SP e MG (embora Minas tenha agido muito mal nas últimas eleições). Questão é que PSDB não tem alternativa, assim como seus aliados, se quer voltar ao Palacio do Planalto deve unir-se, e ninguém melhor para coordenar esta união que FHC, talvez o único.

    ResponderExcluir
  2. Acho uma excelente idéia, FHC com sua sabedoria e articulação política, trará á presidência do
    partido o peso necessário para que haja uma união da legenda, abortando assim esse disputa burra , que só prejudica o partido e favoreçe o partido que esta no poder;

    ResponderExcluir
  3. Apoiado. Temos um longo caminho pela frente e sua habilidade conciliadora, será fundamental para este momento que vivemos no Partido! FHC na Presidencia do Partido e Serra na Presidencia do ITV.

    ResponderExcluir
  4. Acredito que esta movimentação seja perfeita, pois um homem com a influencia, experiencia e perspectiva de FHC é necessária ao partido para que o PSDB volte a ter em mente tudo aquilo que tinha quando foi criado, também é importante pois assim conseguiremos destruir essa ordem imposta por alguns partidários de que a militância só serve para a época de eleição. Como diria Mário Covas "Longe das beneficies do poder e junto do pulsar das ruas."

    ResponderExcluir
  5. Míria Sampaio2/12/10 22:48

    Nada mais justo!!! FHC merece o reconhecimento pelo homem que é e o Presidente que foi.

    ResponderExcluir

Postar um comentário