A represa de São Paulo - Artigo de Andrea Matarazzo


Quem não conhece a Capela do Socorro nem deve imaginar as belezas que o bairro guarda, a começar pela deslumbrante vista da Represa Guarapiranga. Hoje, após a derrubada de quilômetros de muros e construções ilegais, pode ser admirada por quem está na Robert Kennedy Jr., avenida que, aliás, felizmente voltou a ter seu nome original, Atlântica. Ao longo dela,  encontramos  parques, clubes e até  uma praia em plena capital.

Saindo pela Atlântica - seja de carro ou de bicicleta, pela ciclovia que hoje a percorre - encontramos o Parque Praia do Sol,   uma grande praia paulistana que já se tornou ponto de encontro com até cinco mil visitantes nos dias quentes. Em seguida, há o Parque Castelo,  feito com plataformas para a prática de observação de pássaros, já que é uma área com fauna rica. São próximos ao antigo Clube Aristocratas,   o primeiro clube de negros da classe média do Brasil. O Iate Clube de Santo Amaro é igualmente bonito para quem quer vislumbrar a represa em local agradável e repleto de verde. Outros parques novos transformaram a região em gigantesco polo de lazer, somando-se à vocação que a represa já tinha para os esportes náuticos. Na Guarapiranga há  o Centro Olímpico de Vela   e dois clubes-escola, de vela e remo, em que  600 crianças têm a  chance de aprender os esportes. Recentemente,  foi construído, na orla, um polo de esportes de areia.

Um pouco afastado da represa, o Calçadão Cultural, no bairro do Grajaú, é um núcleo de cultura em meio a uma região com milhares de moradores que nunca contou com equipamentos de lazer. Agora, no  bairro, há, um centro cultural, uma biblioteca, um palco,  uma grande arena para shows ao ar livre, além de moderna sala de cinema. Tudo gratuito.  Há alguns problemas na região que começaram a ser resolvidos, como as ocupações irregulares na área de manancial. Mesmo assim, pelo patrimônio natural que reúne verde e as águas das represas, a Capela do Socorro é mais uma região de São Paulo que merece ser conhecida  pelos paulistanos.

Andrea Matarazzo  é secretário estadual  de Cultura de São Paulo.


Fonte: Diario de S.Paulo

Comentários

  1. boa noite a todos que fazem esse blog o blog do jefersonaraujosouza parabeniza a todos que fazem esse blog

    ResponderExcluir

Postar um comentário