Itaquera, 2014 e o futuro - Artigo de Andrea Matarazzo


Apesar da polêmica formada em torno da notícia, Itaquera pode ser a sede da Copa do Mundo de 2014 em São Paulo. Se a escolha se confirmar, será um merecido presente a um  bairro em pleno desenvolvimento e que estará preparado para receber pessoas do mundo todo daqui a três anos.   Neste mês, Itaquera comemora 135 anos. O dia 6 de novembro foi definido como data de fundação de Itaquera - que, em tupi-guarani, quer dizer pedra dura - por ser o dia da inauguração da estação de trem local, mas há referências anteriores ao bairro. Mas foi por meio do trem que o progresso foi chegando à região, de forma um tanto desorganizada, mas seguindo  a industrialização de São Paulo. Foi assim que o pequeno povoado tornou-se a grande Itaquera.

Tanto pela localização quanto pelo potencial econômico e social, Itaquera é o coração da Zona Leste. Recentemente, importantes obras foram feitas para melhorar o acesso à região, como o Complexo Jacu-Pêssego, que liga o bairro à Rodovia Ayrton Senna, e a Rodoviária Intermunicipal, em construção  ao lado da estação de metrô Corinthians -Itaquera. O bairro também tem uma boa estrutura de lazer, contando, entre as opções, com o maior parque da cidade. Com 1,5 milhão de metros quadrados,  o Parque do Carmo recebe 8 mil pessoas por fim de semana. Além dos  lagos, do playground e do cafezal, o parque reabriu recentemente o planetário. Um passeio que merece ser feito!

Outro local que atrai pessoas não só da Zona Leste  é o Sesc  Itaquera, que tem ampla programação cultural e esportiva para  todas as idades. Itaquera tem também a escola de samba Leandro de Itaquera, que se prepara para voltar ao grupo especial no Carnaval 2011.  Há muito o que fazer em Itaquera, é verdade. Mas nada melhor do que o incentivo de receber a abertura da Copa do Mundo para desencadear os investimentos  necessários para ser ainda mais representativa para a  população da Zona Leste e também para toda a nossa cidade.

Andrea Matarazzo  é secretário estadual  de Cultura de São Paulo

Fonte: Diário de S.Paulo

Comentários